(VÍDEO) Deucher lança documentário sobre octogenárias que mantêm viva a língua alemã

Foi lançado, na noite desta quinta-feira (20), o documentário "G7 – A alegria de se reunir e compartilhar memórias em língua alemã", vencedor do prêmio Wilson Santos de Apoio à Cultura de Brusque. A solenidade e a primeira exibição contaram com a participação especial do Grupo Amigo de Canto Alemão.

O filme resgata a história de um grupo de octogenárias brusquenses que se reúnem mensalmente, desde 2009, para praticar a língua alemã e compartilhar memórias pessoais e da cidade.

O documentário marcou a estreia de Celso Deucher como diretor e roteirista. No Conexão 92 desta sexta-feira (21), ele disse que quando essas descendentes de alemães partirem, o idioma partirá com elas. “Essa língua do jeito que elas falam, nós não vamos mais ouvir falar em Brusque.”

Deucher lembrou que o alemão foi o idioma mais falado em Brusque durante décadas. “Isso começou a mudar durante a Primeira Guerra Mundial e se intensificou na Segunda Guerra, com a proibição total da língua. Perseguições, prisões e arbitrariedades contra os descendentes de imigrantes alemães levaram muitas famílias, por medo, a abandonar seu idioma materno. Como consequência, as gerações pós-guerra tiveram que aprender a língua portuguesa na marra”, explicou.

Segundo ele, esse medo levou muitas famílias de Brusque a não mais ensinar o alemão a seus filhos, o que resultou no quase desaparecimento de praticantes do idioma no município. “Foi essa dificuldade em ter parceria para praticar o idioma que levou um grupo de senhoras a criar, em setembro de 2009, o Grupo das Sete, que, ao longo dos anos, se tornou conhecido como o G7.”

O filme conta com o patrocínio da prefeitura de Brusque, por meio da Fundação Cultural de Brusque, com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura 2024 – Projeto Wilson Santos.

(VÍDEO) Casal é flagrado em ato obsceno no Centro

Um caso de ato obsceno foi registrado na Praça Barão de Schneeburg, no centro de Brusque, conforme mostram imagens que circulam em grupos de WhatsApp da cidade. No vídeo, gravado por um trabalhador da região central, um homem em situação de rua aparece praticando atos libidinosos com uma mulher que estava deitada em um dos bancos da praça. O episódio, que se enquadra no artigo 233 do Código Penal brasileiro, ocorreu em plena luz...
Continuar lendo...

Prefeitura realiza manutenção em ponte no bairro São Pedro na próxima segunda

Na tarde desta sexta-feira (21), a Prefeitura de Brusque divulgou uma nota informando sobre uma obra de manutenção programada para a próxima segunda-feira (24) na ponte de madeira da rua Pedro Hoerner, localizada no bairro São Pedro. A intervenção afetará diretamente o trânsito na região durante o período da manhã.  Confira abaixo a íntegra da nota divulgada: "A Prefeitura de Brusque, por meio da...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Dentro do buraco: o que vimos nas obras da Primeiro de Maio

Na tarde desta sexta-feira (21), a reportagem da Cidade FM acompanhou uma visita técnica às obras de macrodrenagem da Avenida Primeiro de Maio. O convite foi feito pelo vice-prefeito e secretário de Infraestrutura Estratégica, Deco Batisti, que reuniu imprensa e entidades para apresentar o andamento dos trabalhos. Durante a visita, Deco destacou a importância de mostrar à população o que realmente está sendo feito no...
Continuar lendo...