Os brusquenses que utilizam o transporte coletivo no bairro Limeira estão tendo a oportunidade de apreciar as poesias dos alunos e professores da Escola Augusta Dutra. O projeto Poesia no Ponto integra as aulas do professor de Língua Portuguesa e de Literatura, Alcino Muller.
As poesias são colocadas em varais nos pontos de ônibus. “São colocadas dentro do saquinho de plástico por causa do tempo de chuva. O pessoal vai ali e pega”, disse o professor, que participou do Conexão 92 desta terça-feira (25) junto com o diretor da Augusta Dutra, Janio Johanson Junior.
Muller falou que a próxima atividade será distribuir 200 poemas aos passageiros durante o trajeto do ônibus que sai do bairro Limeira até o Terminal Urbano, no Centro de Brusque. A ação literária será acompanhada de música ao vivo em data a ser definida.
O professor disse que é desafiador fazer com que as crianças e os adolescentes parem de usar o celular de forma excessiva e adotem hábitos como a da leitura, por exemplo. Focada nisso, Muller mencionou que a escola criou o Clube da Leitura. Os alunos que participam do projeto vão ao colégio para ler no contraturno das aulas.
O diretor concorda com o professor. “Se não tiver alguma coisa que seja prazerosa, nova, dificilmente eles (alunos) vão querer participar do projeto.”
O docente contou que está desenvolvendo um projeto para estimular seus alunos a lerem mais. “Meus alunos estão lendo um conto de Machado e Assis, “A cartomante”, e lá no final tem um duplo homicídio. Os meus alunos vão realizar, junto com a Unifeb (Centro Universitário), curso de Direito, um júri popular que vai levar o cidadão lá do conto na cadeira dos réus. Os meus alunos serão jurados. A Unifebe vai entrar com advogados de defesa e de acusação”, explicou Muller. A atividade está prevista para ocorrer no dia 9 de maio deste ano.