O Conexão 92 desta terça-feira (1º) recebeu as presidentes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sintrivest), Marli Leandro, e do Sindicato Patronal das Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sindivest), Patrícia Conti. Na pauta, o 12º Desfile das Costureiras e Costureiros, cujo objetivo é enaltecer a profissão e os profissionais da costura, fundamentais para a cadeia produtiva da região.
O evento acontecerá no dia 23 de maio, na Sociedade Esportiva Bandeirante, em Brusque. O desfile, que já é tradição na cidade, é alusivo ao Dia da Costureira, comemorado em 25 de maio.
A edição deste ano tem como tema “Alegria em Transformar”. “É bem colorido, bem divertido bem alegre, porque nada mais é que transformar um tecido. É uma transformação. Transforma a vida de pessoas. Transforma a vida de muita gente a costura. Todo o processo, criação, desenvolvimento. É bem amplo o projeto, é bem legal”, destacou Patrícia.
Nessa edição, 70 costureiras e costureiros subirão à passarela, com looks produzidos nas instituições, cursos e nas empresas em que elas trabalham.
Marli lembrou a importância dessa profissão. “Desde o traje mais simples quanto um vestido de princesa, por exemplo, passa pela mão de uma costureira. A gente está sempre demonstrando para elas, inclusive, da importância que elas têm nesse mundo e nessa profissão, e também para nossa região, para nossa cidade.”
Patrícia completou: “acredito que culturalmente está voltando. Está se trazendo essa costureira, esse costureiro de volta como o personagem principal deste grande ato que é a nossa indústria têxtil em Santa Catarina”.
O desfile é promovido pelo Sintrivest e Sindivest, com o apoio do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), da Faculdade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr).