A Havan e o Santos Futebol Clube promoveram, neste domingo (6), uma ação de conscientização sobre o autismo durante uma partida pelo Campeonato Brasileiro. Com o objetivo de ampliar a visibilidade para a causa, a iniciativa levou mensagens importantes ao público presente no estádio e aos espectadores em casa.
Na entrada para o primeiro tempo, os jogadores do Santos entraram em campo com camisas especiais, onde, no lugar do nome da Havan, estavam palavras relacionadas ao autismo, formando "autismo" e "amor". A torcida também ergueu um bandeirão com a mensagem "Autismo não tem cara. Havan e Santos apoiam essa causa".
Nas redes sociais, Havan e Santos divulgaram um vídeo com o menino Bernardo Poveslo, diagnosticado com autismo, que encontrou no clube um apoio para seu desenvolvimento. O vídeo transmitiu a mensagem de que o autismo se manifesta de formas únicas em cada pessoa. No segundo tempo, os jogadores usaram um novo uniforme com o logo da Havan adaptado, incluindo o símbolo do autismo, um quebra-cabeça colorido.
O Baleinha e Baleião também usaram o cordão de quebra-cabeça durante os intervalos do jogo enquanto interagiam com a torcida.
O dono da Havan, Luciano Hang, explica que a Havan abraçou a causa pela quantidade de fãs autistas que possui. “A Havan chama muito a atenção dessas pessoas que acabam criando um carinho enorme. Por isso, este ano colocamos como foco chamar a atenção para esse transtorno, assim como a dislexia, a qual eu possuo e enfrentei muitas dificuldades na infância por desconhecimento e falta de informações”, comenta.
A ação acontece em uma semana significativa, em que se comemorou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, no dia 2 de abril.
Leilão em prol da causa
Assim que o jogo encerrou, o Santos FC iniciou um leilão das camisas autografadas usadas pelos jogadores durante a partida. Em parceria com a Match Worn Shirt, plataforma oficial online de leilões do Santos FC, os valores arrecadados durante o leilão serão doados, posteriormente, para duas instituições que tratam sobre o autismo.
Para participar do certame, basta acessar a plataforma: matchwornshirt.com/pt