Brusque alcança o mais alto nível em índice de capacidade de pagamento do Tesouro Nacional

O município de Brusque conseguiu alcançar o mais alto nível no índice que avalia a capacidade de pagamento (Capag) do Tesouro Nacional, saindo da avaliação B- para A+ num prazo de aproximadamente um ano e meio.

A Capag é uma classificação feita pelo Tesouro Nacional a partir da análise de indicadores econômico-financeiros de estados e municípios, que reflete seu grau de solvência e sua saúde fiscal com o objetivo de contratar empréstimos com garantia da União. Atualmente, estados e municípios precisam ter classificação A ou B na Capag, de uma escala que vai até D, para receber garantias do Tesouro Nacional em novos empréstimos.

O objetivo da Capag é apresentar de forma simples e transparente se um novo endividamento representa risco de crédito para o Tesouro Nacional. A metodologia do cálculo é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Logo, avaliando o grau de solvência, a relação entre receitas e despesas correntes e a situação de caixa, faz-se diagnóstico da saúde fiscal do estado ou município.

Este é um trabalho que pode ser interpretado como a diminuição das despesas e o aumento na arrecadação. “Significa que o município diminuiu suas despesas e aumentou suas receitas. Então fez um trabalho positivo de melhoria da sua arrecadação em termos de qualidade tributária”, explicou o secretário de Parcerias, Concessões e Convênios, José Henrique Nascimento.

“Ao tempo em que também tivemos um esforço de diminuição das despesas, como por exemplo, levando a nossa folha de pagamento, nosso percentual de folha, de quase 52% para 45%, e segue descendo esse índice”, completou.

Neste período, diversos investimentos foram feitos com recursos próprios do município, como a inauguração do Pronto Atendimento de Santa Terezinha, duas creches, ampliação das equipes e dos horários das unidades básicas de saúde, sem contar que nenhuma obra iniciada foi interrompida. 

Para o secretário José Henrique, tudo isso é fruto de uma boa e responsável gestão. “É importante dizer que um governo saneado financeiramente, um governo equilibrado, ele tem mais capacidade de investimento”, disse.

“É uma gestão que conseguiu resolver a questão do déficit da previdência, assim como tivemos grandes descontos nas nossas licitações, na ordem de 30%, então melhoramos a nossa gestão contratual, melhorando as licitações, diminuindo os gastos, diminuindo os gastos com folhas de pagamento e melhoramos a nossa arrecadação, fazendo com que o município conseguisse continuar investindo inclusive no maior concurso público da história”, analisou José Henrique.

Para o secretário, a palavra-chave é equilíbrio.

“Tivemos um excelente resultado fiscal. Mérito de uma gestão equilibrada e que agrega seriedade e compromisso com recurso público. Então, isso mostra que Brusque e a prefeitura de Brusque estão no caminho certo no que se refere ao equilíbrio das contas públicas”, finalizou.

Fundação Cultural abre inscrições para segundo ciclo de Oficinas da Escola de Artes

A Fundação Cultural de Brusque (FCB) abre, na terça-feira (22), as inscrições para o segundo ciclo de oficinas da Escola de Artes. Nesta etapa, serão oferecidas vagas gratuitas em oficinas artísticas para moradores de Brusque, com atividades dinâmicas e acessíveis, nas seguintes áreas: bordado livre, canto coral infanto-juvenil, desenho básico e partes do rosto humano, guitarra rock (nível iniciante), guitarra...
Continuar lendo...

Agentes da GTB de Brusque fazem visita técnica em Balneário Camboriú

Com a recente Lei Municipal que regulamenta a circulação de ciclomotores, bicicletas elétricas e dispositivos autopropelidos em Brusque, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) deu um passo importante no processo de qualificação de seus agentes de trânsito.  Na tarde desta quarta-feira (16), integrantes da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) realizaram uma visita técnica à cidade de Balneário...
Continuar lendo...

Denise Fernandes assume presidência do Conselho de Cultura em Guabiruba

Na última reunião do Conselho Municipal de Cultura (CMC) de Guabiruba, realizada em abril, foi oficializada a eleição de Denise Fernandes como nova presidente do colegiado. Denise assume a liderança após a renúncia da então presidente Bianca Lemos, que deixou o cargo e o conselho por motivos pessoais e de saúde. Conforme previsto no Estatuto do Conselho, a então vice-presidente passou a responder automaticamente pela...
Continuar lendo...