O Brusque FC conquistou uma importante vitória por 1 a 0 sobre o Guarani neste domingo (20), no Estádio Augusto Bauer, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. Após a partida, o treinador Filipe Gouveia analisou o desempenho da equipe e destacou os ajustes táticos que garantiram os três pontos.
Na entrevista coletiva, Gouveia explicou a mudança realizada no intervalo, quando optou por uma linha defensiva com cinco jogadores. “Estávamos tendo bastante dificuldades. O camisa 10 [do Guarani] estava buscando a bola muito no espaço interior. Ajustamos e, a partir daí, eles não criaram nenhuma oportunidade contra nós”, explicou o técnico.
A solidez defensiva tem sido marca registrada do trabalho de Gouveia no comando do Brusque. A equipe catarinense sofreu apenas nove gols em 16 jogos sob seu comando. “Sempre me ensinaram que defesas ganham campeonatos, e ataque ganha jogos”, filosofou o treinador, que completou: “Se mantivermos nosso gol sem ser vazado, como podem observar, o campeão brasileiro da Série A é normalmente a equipe que sofre menos gols.”
Sobre o desempenho individual, o técnico elogiou a atuação do atacante Álvaro, que foi muito aplaudido pela torcida ao deixar o campo. “Gostei do jogo do Álvaro, um jogador forte, robusto, que ainda não está bem fisicamente, não está adaptado ao nosso estilo de jogo nem de treino”, avaliou.
Gouveia também destacou a evolução do jogador Jhan Pool Torres, que tem se adaptado a diferentes posições. “Quando cheguei, o Jhan Pool era um jogador um pouco desorganizado taticamente. Neste momento, está adaptado, tanto como zagueiro quanto como lateral-esquerdo. Um jogador muito rápido, que começou a melhorar seu posicionamento”, analisou.
Com o resultado, o Brusque chegou a quatro pontos em dois jogos na competição nacional. O técnico projetou a sequência do campeonato com cautela: “Esta Série C, pela análise que eu fiz, não vai ser fácil. Não há resultados elásticos, não há 3 a 0, não há 4 a 0. Vai ser uma batalha, e nós temos que estar preparados.”
O treinador português também fez um apelo à torcida, pedindo mais apoio aos jogadores. “É importante apoiar nossos jogadores. Não adianta criticar, porque não é por isso que vou mudar meu trabalho. Temos um compromisso e coerência com o grupo”, finalizou.
O Brusque volta a campo pela 3ª rodada do Brasileiro da Série C contra o Ypiranga de Erechim, no Estádio Augusto Bauer, às 19 horas do domingo, dia 27.