Setram realiza imersão técnica em Itapema e Balneário Camboriú

Em uma ação que visa aprimorar a segurança viária e otimizar a ordenação do tráfego urbano, a Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade (Setram) de Brusque promoveu, nesta quinta-feira (24), uma imersão técnica nas cidades de Itapema e Balneário Camboriú.

Ambas as cidades são reconhecidas por suas práticas eficazes na fiscalização e educação de ciclomotores, bicicletas elétricas e outros equipamentos autopropelidos.

Pela manhã, o Secretário da Setram, Ermerson Luiz Andrade, acompanhado por representantes da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), visitou a Guarda Municipal de Itapema. O encontro teve como foco a troca de conhecimentos e a observação das metodologias utilizadas no controle do tráfego desses veículos.

Um dos momentos mais importantes da imersão foi a participação dos agentes da GTB em uma blitz conduzida pela Guarda Municipal de Itapema. Durante a operação, os agentes brusquenses puderam vivenciar, na prática, as abordagens realizadas para verificação documental e o reconhecimento das nuances que distinguem ciclomotores de autopropelidos.

Esta diferenciação é crucial para a aplicação correta da legislação, especialmente no que diz respeito à velocidade máxima e aos requisitos de segurança. Quanto aos ciclomotores, há a demanda pelo uso obrigatório de capacete motociclístico e habilitação nas categorias A ou ACC, enquanto que os equipamentos autopropelidos demandam apenas o uso recomendado do capacete e não exigem habilitação.

No período da tarde, a comitiva da Setram seguiu para Balneário Camboriú, onde os agentes de Brusque participaram de treinamentos práticos em abordagens de rua. Essa etapa da imersão teve como objetivo a absorção das melhores práticas de fiscalização e educação, adotadas por ambas as cidades, para a fiscalizar e conscientizar os usuários desses modais de transporte.

As experiências compartilhadas pelas guardas de Itapema e Balneário Camboriú evidenciaram uma redução notável nos acidentes envolvendo ciclomotores e autopropelidos, além de uma melhoria significativa na fluidez do tráfego e na repressão a condutas irregulares.

A Setram de Brusque busca aprimorar suas estratégias de atuação em face à nova legislação municipal que regulamenta o uso desses tipos de transportes, visando um trânsito mais seguro e organizado para todos os munícipes. A expectativa é que o conhecimento adquirido se traduza em ações mais eficazes de fiscalização e orientação em Brusque, seguindo o modelo de sucesso observado nas cidades visitadas.

Água deve voltar em Brusque até o fim desta segunda-feira, prevê diretora técnica do Samae

Moradores de diversos bairros de Brusque estão sem água. Realizar tarefas básicas, desde lavar louças até escovar os dentes virou um problema nesta última semana. Esta falta se deve à paralisação da Estação Central de Água (ETA), para uma melhoria que o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque está fazendo: a troca de bombas para ampliar a...
Continuar lendo...

Trabalhador morre ao sofrer descarga elétrica no centro de BC

  Um homem morreu após sofrer um choque elétrico dentro de um estabelecimento comercial no Centro de Balneário Camboriú. A fatalidade aconteceu na tarde de domingo (27), por volta das 12h. Identificado como Rafael Oliveira da Silva de Ornelas, de 36 anos, as equipes o encontraram deitado ao chão, aparentemente inconsciente. Os proprietários do comércio informaram ao Corpo de Bombeiros que a vítima realizava reparos na rede...
Continuar lendo...

Samae inicia transporte de tanque gigante para Estação de Tratamento de Água

Moradores de Brusque notaram um trânsito mais lento na Rodovia Antônio Heil na manhã desta segunda-feira (28). A lentidão foi causada por uma operação do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae): a primeira etapa da entrega da Estação de Tratamento de Água (ETA) modular central. Segundo o Samae, a ação será realizada em duas fases — a primeira ocorreu hoje e a segunda...
Continuar lendo...