A tradicional Pronegócio, organizada pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), realizou na noite de quarta-feira (14) seu aguardado desfile de moda na Sociedade Santos Dumont, em Brusque. O evento, que integra a programação da 70ª edição, apresentou as novidades da coleção Primavera Verão/25 sob o tema "Brisa Marinha".
O desfile contou com a participação de 23 empresas expositoras, cada uma apresentando quatro looks das principais tendências para a próxima estação. Durante a cerimônia, três empresários foram homenageados por participarem da Pronegócio desde sua primeira edição: Artêmio Copetti, do Grupo Pittol Calçados (Chapecó), Silvio César Gonçalves da Liberty Camisaria e Eni Pontes Gamba da KM ZERO Moda Feminina, ambos de Brusque.
Visivelmente emocionado, Artêmio Copetti compartilhou sua trajetória junto ao evento: "Para nós é um momento muito especial, uma emoção muito grande em poder participar das 70 feiras. Nós não faltamos em nenhuma e esperamos continuar pedindo a Deus que nos dê saúde para a gente continuar o trabalho". O empresário também destacou os desafios enfrentados pela Pronegócio ao longo dos anos e o impacto positivo para lojistas e para a região.
Mauro Schoening, presidente da AmpeBr, ressaltou o significado das homenagens prestadas: "É bacana que a gente fez essas homenagens para pessoas que participaram pelas 70 edições, desde a primeira até hoje. O grupo Pittol veio na primeira edição e está vindo agora na 70ª edição. A gente está acompanhando essas empresas, então é uma satisfação homenageá-los para que eles continuem e deem apoio também para os próximos que vêm".
Sobre o desfile, Schoening afirmou ser "um dos destaques da rodada", destacando-o como oportunidade para fabricantes e lojistas trocarem experiências, onde "o cliente vê a peça viva no manequim".
O presidente da AmpeBr também compartilhou dados positivos sobre a edição atual: "A nossa felicidade é que o verão foi longo, então nós tivemos uma grande procura de peças de verão. Tivemos um aumento de 20% de vendas em peças, o que é muito significativo". Ele ressaltou que a expectativa inicial era de crescimento entre 5% e 7%, tornando o resultado ainda mais expressivo.
Considerada a maior rodada de confecção do Brasil, a Pronegócio reúne aproximadamente 250 compradores de todo o país. A atual edição, que começou no dia 13 de maio, prossegue até sexta-feira (16) no pavilhão da Fenarreco, com toda a infraestrutura necessária para atendimento aos clientes.