Na manhã desta sexta-feira (16), o vice-prefeito de Brusque e atual secretário de Infraestrutura, André Batisti (Republicanos), o Deco, participou ao vivo de uma entrevista na Cidade FM, onde comentou sobre os problemas no abastecimento de água ocorridos durante a troca de bombas de captação da estação do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) no bairro Guarani.
A operação, que deveria ter sido finalizada no dia 27 de abril, apresentou falhas na instalação e deixou toda a cidade sem água, sobretudo as partes mais altas. A normalização na distribuição levou aproximadamente uma semana. O atraso ocorreu devido a problemas na instalação de dois equipamentos. A troca faz parte de um conjunto de melhorias da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central, que tem como objetivo principal aumentar a capacidade de tratamento.
Durante a entrevista, Deco admitiu o erro ocorrido na substituição dos motores responsáveis pela captação de água, sob responsabilidade do Samae.
"Teve um erro, sim. As bombas não funcionaram como esperado. Agora, estamos investigando o que exatamente falhou: se foi a empresa fornecedora, o planejamento da obra ou a execução. Estamos fazendo uma auditoria completa", afirmou.
Responsabilização e transparência
O vice-prefeito destacou que o presidente do Samae, Breno Nunes Neves, já está conduzindo uma auditoria para apurar as responsabilidades do episódio. Segundo Deco, a equipe envolvida na obra era composta por servidores do Samae, técnicos terceirizados e representantes da empresa contratada para o fornecimento dos equipamentos.
Caso o levantamento técnico aponte irregularidades, a administração municipal não descarta a abertura de processos administrativos para responsabilizar os envolvidos.
"O desgaste foi grande. A população sofreu e nós também sentimos isso de perto. Eu mesmo precisei recorrer à casa da minha avó para tomar banho", disse Deco, em tom informal durante a entrevista.
Obras emergenciais e prevenção
Como resposta imediata, a Prefeitura iniciou uma obra emergencial de interligação da tubulação da região da ponte do Guarani com a ETA do Samae. A medida visa ampliar em até 40% a capacidade de tratamento e fornecimento de água, especialmente de olho no aumento da demanda durante o verão.
As obras estão sendo realizadas no período noturno, das 22h às 4h, para reduzir o impacto no trânsito e no cotidiano da população.
"A gente decidiu fazer essa tubulação à noite para não travar o trânsito da Guabiruba, Rio Branco e Guarani. É uma solução seca, ou seja, sem interromper o sistema atual. Vamos deixar tudo pronto e conectar só no final", explicou.
Além disso, Deco sugeriu a criação de uma campanha de conscientização para que os moradores instalem caixas d'água em suas residências. Ele destacou a importância da reserva individual para enfrentar eventuais interrupções, tanto causadas por falhas operacionais quanto por eventos climáticos extremos, como enchentes.
"Tem gente que é ligada direto na rede e não tem reservação nenhuma. A gente precisa incentivar essa cultura. Talvez até ajudar famílias mais carentes a instalarem suas caixas d'água", afirmou.