(VÍDEO) Brusque economiza R$ 200 mil com lei que antecipa pagamento de precatórios com desconto

A Prefeitura de Brusque implementou uma medida inovadora para lidar com o pagamento de precatórios e conseguiu, por meio de uma lei municipal, economizar cerca de R$ 200 mil. A iniciativa, aprovada com o apoio da Câmara de Vereadores no início do governo André Vechi (PL), foi inspirada em um modelo semelhante utilizado em Criciúma. Ela permite que credores do município ofereçam descontos de 15% a 40% sobre seus créditos, em troca de prioridade no recebimento.

Em entrevista ao Rádio Revista Cidade, da Cidade FM, o procurador-geral do município, Rafael Niebuhr Maia de Oliveira, a medida beneficia tanto o município quanto os credores. “A gente economizou duzentos mil reais do município com uma lei, com uma folha de papel, porque o custo pra gente fazer isso é zero”, destacou. Os pagamentos ocorrem rapidamente, em cerca de 15 dias após a homologação da lista, garantindo liquidez a quem aceita o acordo.

Para Rafael, o desconto é compensado pela antecipação do valor. “Se eu dou o desconto de trinta por cento, eu estou ganhando dezoito por cento, além de ganhar liquidez”, explicou, ao mostrar que, ao invés de esperar anos por uma correção monetária, o credor pode usar o dinheiro de forma imediata e vantajosa.

A iniciativa já está na terceira rodada e tem ganhado cada vez mais adesão. Na primeira edição, foram três propostas; na segunda, cerca de cinco; na atual, quatorze. “A expectativa é que, ano a ano, a gente consiga reduzir esse passivo e voltar ao regime normal, onde quem ganha uma ação em um ano, recebe no ano seguinte”, afirmou Rafael.

Além disso, a administração também tem buscado reduzir o número de novas ações judiciais. Atualmente, a média é de 15 a 20 ações por mês — número considerado baixo para uma cidade de aproximadamente 150 mil habitantes. “Eu acho que isso prova que o governo está cumprindo o direito das pessoas. Porque quem não tem esse direito cumprido entra com a ação, né?”, concluiu.

(VÍDEO) Caminhão de reciclagem e moto colidem e acidente deixa um ferido

Uma pessoa ficou ferida no acidente de trânsito da manhã desta terça-feira (20), na Rua Frederico Pretuscky, no bairro Guarani, em Brusque. A colisão foi entre uma motocicleta e um caminhão de coleta de lixo. A reportagem da Cidade FM apurou mais informações junto ao motorista do caminhão, Cristiano Vale. Ele contou que seguia sentido Brusque-Guabiruba quando a motocicleta, que seguia no outro sentido, não conseguiu efetuar a...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Celesc e empresas de telefonia são notificadas por fios soltos, comenta procurador-geral

A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) foi notificada pela Prefeitura de Brusque e pelo PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor). A ação ocorreu há cerca de duas semanas, segundo afirmou o procurador-geral do município, Rafael Niebuhr Maia de Oliveira, em entrevista ao Rádio Revista Cidade, da Cidade FM, nesta terça-feira (20). A justificativa da Celesc, de acordo com Maia, é que estão...
Continuar lendo...

Empresa de pneus pega fogo no bairro Limoeiro

Uma empresa de derivados de borrachas sofreu um incêndio na noite desta segunda-feira (19), em Brusque. A ocorrência mobilizou os bombeiros à Rua Itajaí, no bairro Limoeiro, por volta das 18h20. Guarnições de Guabiruba e Gaspar também foram acionadas para prestar apoio. Segundo a corporação, as chamas atingiram a matéria-prima de uma empresa de pneus. Cerca de uma tonelada de borracha em fardos foi atingida no...
Continuar lendo...