Homem é condenado a 29 anos de prisão por tentar matar a irmã em SC

Vinte e nove anos, sete meses e 16 dias de reclusão é a pena que um homem denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) deverá cumprir por tentar matar a irmã a facadas e por asfixia em Gaspar, no Vale do Itajaí. O réu foi condenado por tentativa de latrocínio. A sentença da Vara Criminal da Comarca de Gaspar foi proferida esta semana. 

De acordo com o Promotor de Justiça Augusto Zanelato Júnior, titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Gaspar, esse processo se iniciou como tentativa de feminicídio. Porém, durante a instrução, o marido da vítima lembrou que o dinheiro que tinham guardado havia sumido, além de terem encontrado pertences revirados na casa. A vítima confirmou a subtração de R$ 400 dela que estavam no quarto. O MPSC, então, aditou a denúncia, que foi acatada pelo Juízo, e o réu foi condenado por tentativa de latrocínio. 

O crime ocorreu na madrugada de 19 de janeiro de 2025 no bairro Santa Terezinha, em Gaspar. O irmão, de 45 anos, escalou o muro e entrou no jardim do imóvel. Após se certificar de que a vítima estava sozinha, invadiu o quarto em que ela dormia, atacou-a com golpes de faca e asfixiou-a, apertando o pescoço dela com as mãos até que desmaiasse. Algum tempo depois da saída do homem, o marido da vítima chegou ao local, foi até o quarto e notou que a esposa havia sido atacada, acionando o socorro. Apesar dos graves ferimentos, a mulher sobreviveu. O delito foi praticado de modo a dificultar a defesa da vítima, que estava dormindo, com a luz apagada, quando foi atacada pelo denunciado e pouco pôde fazer para repelir a investida. 

Réu conhecia rotina 

Nos autos consta que o réu era conhecedor da rotina do casal, que comumente recebia ajuda financeira da irmã e, eventualmente, acompanhava o marido dela em idas ao banco para depósitos de valores oriundos de negócios da empresa familiar. Com esses conhecimentos e sabendo que era bastante provável que houvesse dinheiro no quarto, bem como que o cunhado logo sairia de casa e a irmã estaria dormindo, o acusado se muniu de uma faca e foi até o cômodo. 

Ele, então, atentou contra a vida da irmã para que não impedisse a subtração. Somente depois disso, ou seja, de eliminada qualquer possibilidade de resistência, é que ele revirou o quarto do casal, especialmente as gavetas do closet e a carteira do cunhado, em busca de dinheiro. 

De acordo com a denúncia do MPSC, o homem teria passado o dia ingerindo bebida alcoólica e consumindo cocaína. O réu também foi condenado a 14 dias-multa e ao pagamento das despesas processuais, teve a prisão preventiva decretada e deverá cumprir a pena em regime fechado. Atualmente, está preso no Presídio Regional de Blumenau. A sentença ainda é passível de recurso. 

Mulher é condenada por tentar matar enteado em emboscada

Na última terça-feira (3), uma mulher foi condenada à pena de 10 anos de prisão, em regime inicialmente fechado, pela prática do crime de tentativa de homicídio qualificado. A sentença acolheu integralmente a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e reconheceu as qualificadoras de motivo torpe, emboscada e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. De acordo com a denúncia, a ré...
Continuar lendo...

Caminhão tomba em pista e causa vazamento de óleo

Um acidente causou a interdição total de uma pista na manhã desta quinta-feira (5), por volta das 09h40, após o tombamento de um caminhão na rodovia SC-418, na região da Serra Dona Francisca, em Joinville. Com o tombamento, houve vazamento de óleo na pista, o que resultou no bloqueio total da via. Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o veículo saiu da pista no km 15,8. Até o momento, não há...
Continuar lendo...

Orquestra Jovem SCAR comemora 10 anos com concerto gratuito em Brusque

A Orquestra Jovem SCAR celebra uma década de dedicação, aprendizado e emoção, em grande estilo. Neste domingo (8), às 19h, o palco do Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB) será o cenário do concerto especial Horizontes Sinfônicos, que promete encantar o público com obras-primas de Tchaikovsky, Offenbach e Stravinsky. O evento é gratuito, porém os ingressos devem ser reservados pelo...
Continuar lendo...