No programa Conexão 92 desta segunda-feira (30), recebeu Juliana da Silva, diretora de Turismo de Brusque, e Júnior Eggert, diretor de Operações e Eventos, falaram sobre a transformação da antiga secretaria em Fundação de Turismo e os próximos passos para fortalecer o setor na cidade.
A principal pauta foi o workshop promovido em parceria com o consórcio CIMVI, marcando a entrada oficial de Brusque no mapa do turismo regional. Segundo Juliana, essa integração permitirá maior captação de recursos e uma articulação mais ampla com os setores público e privado. “Agora somos uma fundação, o que permite acessar mecanismos como a Lei Rouanet e organizar nossas próprias ações de forma mais independente”, explicou.
Júnior Eggert destacou que o evento contou com a participação de empresários locais e representantes da rede hoteleira e gastronômica. “A ideia é fazer com que Brusque deixe de ser vista apenas como uma cidade de festas e passe a ser reconhecida como cidade turística”, comentou. Ele também apontou a importância de treinar profissionais do setor para melhor atender visitantes e criar uma rede de informações integrada entre hotéis, restaurantes, atrações e comércio.
Entre os planos futuros estão a criação de um centro de atendimento ao turista, espaço para souvenirs locais e a inclusão de Brusque em roteiros como o do cicloturismo. “O turista precisa ter razões para permanecer mais dias aqui. Temos atrativos como o Zoobotânico, o Parque das Esculturas, além do turismo de compras, que já é um ponto forte”, destacou Juliana.
Além do tema central, os convidados aproveitaram para convidar a comunidade para o evento de contagem regressiva dos 100 dias para a 38ª Fenarreco, que será realizado nesta terça-feira (1º), às 17h30, na Praça Barão de Schneeburg. A ação terá presença da realeza, mascotes, banda, brincadeiras e o lançamento de uma nova competição temática da festa.