(VÍDEO) Curso para condutores de autopropelidos deve formar até 400 pessoas em 2025, diz Sestrem

Desde que foi regulamentado o uso de veículos autopropelidos em Brusque, como bicicletas elétricas e ciclomotores, a cidade passou a oferecer um curso gratuito voltado à formação dos condutores. A iniciativa é resultado da nova legislação municipal, construída com apoio do Legislativo e da comunidade. A proposta tem como principal objetivo promover a segurança no trânsito e regularizar a circulação desses veículos, que se tornaram populares especialmente entre trabalhadores e jovens.

O vereador Paulinho Sestrem (PL), um dos coautores da lei, concedeu entrevista ao programa Conexão 92, da Cidade FM, nesta terça-feira (1) e falou sobre a importância da formação. Segundo ele, as aulas são realizadas no auditório da Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram), com turmas durante o dia e à noite. “Já são duzentos e cinquenta e cinco pessoas inscritas, nós temos seis turmas já praticamente cadastradas, duas finalizadas”, afirmou Sestrem.

O curso tem caráter educativo e não exige prova. Durante as aulas, os participantes recebem orientações teóricas e práticas sobre uso seguro dos veículos, legislação básica, direção defensiva e obrigatoriedade do capacete. Ao final, recebem a carteirinha de Autorização para Conduzir Autopropelido (ACA). “A gente percebeu que eles ficaram interessados nas aulas, na parte prática também foi muito legal”, disse.

A fiscalização será educativa nos primeiros 90 dias após a regulamentação. Depois disso, condutores que não tiverem participado do curso poderão ter seus veículos removidos. A medida visa aumentar a segurança e evitar acidentes, especialmente envolvendo jovens. Paulinho contou: “Estamos atingindo o objetivo, que era tirar aquela pessoa da clandestinidade, aquela pessoa que a gente não sabia quem era, estava andando com ciclomotor, não sabia se era uma criança, se era um jovem, se era um adulto. A primeira turma já surpreendeu, foram pessoas acima de trinta, quarenta, cinquenta e até sessenta anos que nunca tiveram uma formação, que não fizeram sua habilitação, não passaram por uma autoescola, mas tiveram oportunidade de treinamento.”

Com o avanço do projeto, Brusque passou a ser vista como referência na regulamentação dos autopropelidos. Municípios como Balneário Camboriú e até estados como Mato Grosso do Sul e Minas Gerais já demonstraram interesse em adotar modelos semelhantes. A expectativa é de que a formação continue crescendo e ajude a consolidar uma cultura de trânsito mais segura e responsável.

UBS da Rua Nova Trento vai fechar temporariamente, mas serviços vão continuar em outro local

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, informa que, a partir do dia 7 de julho de 2025, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Rua Nova Trento passará a atender temporariamente no térreo da Policlínica Municipal. Na quinta e sexta-feira (3 e 4) a referida UBS estará fechada para a mudança. Essa mudança é necessária para a realização de reformas e adequações na estrutura da...
Continuar lendo...

Foragido da Justiça é preso no Águas Claras

Um foragido da Justiça foi preso na noite desta terça-feira (1), em Brusque. O fato aconteceu no bairro Águas Claras, por volta das 19h16. Segundo o relatório policial, a guarnição recebeu informações de que havia um homem com mandado de prisão ativo na Rua Paulo Knihs. Os policiais tiveram sucesso e capturaram o foragido de 36 anos em uma residência. A ordem judicial foi expedida pela Comarca de Brusque, pelo crime de...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Fiação pega fogo e deixa o bairro Águas Claras e região no escuro

A fiação de um movimentado cruzamento de Brusque pegou fogo e causou um apagão na noite desta terça-feira (1). O fato foi registrado por volta das 19h, entre as ruas Santa Cruz e Augusto Klapoth. Conforme é mostrado pelas imagens anexadas à matéria, o incêndio formado não teve grandes proporções e se concentrou a um canto da rua. No entanto, moradores dos bairros próximos ao Águas Claras, como o...
Continuar lendo...