(VÍDEO) Vechi faz balanço dos seis meses à frente da Prefeitura em 2025

O programa Rádio Revista Cidade, da Cidade FM, recebeu, na manhã desta quinta-feira (3), o prefeito de Brusque, André Vechi (PL), para conversar com a bancada sobre a avaliação dos seis meses à frente da Prefeitura em 2025.

Inicialmente, foi debatido sobre a reunião que André teve com o prefeito e com o vice de Canelinha, Diogo Francisco Alves Maciel e Antônio Carlos Machado Júnior, do qual discutiram a pavimentação do trecho que liga o bairro Santa Luzia, em Brusque, até a divisa com Canelinha, passando pela Serra do Moura. A proposta visa fortalecer a integração entre os municípios e acessar recursos do programa Estrada Boa Rural, lançado pelo governo estadual. “A pauta ontem com o Diogo foi justamente a pavimentação e a melhoria da infraestrutura da via que liga Brusque e Canelinha pela Serra do Moura. São ao todo cerca de 5 quilômetros de via”, explicou André, destacando que, embora ainda não haja projeto executivo pronto, já existe o traçado e estão sendo realizados orçamentos prévios.

A expectativa é de que, com a apresentação conjunta da demanda em Joaçaba, junto ao governador Jorginho Mello, os municípios conquistem apoio estadual para viabilizar a obra, considerada estratégica para o desenvolvimento local e o alívio do tráfego nas rodovias da região.

Entrega da obra

Faltando cerca de um mês para o aniversário de Brusque, Vechi revelou a intenção de inaugurar o novo trecho da Beira Rio no dia 7 de setembro, data comemorativa da cidade. Apesar do cronograma oficial prever a conclusão dos lotes 1 e 2 apenas para novembro, a administração busca antecipar a entrega parcial da obra, caso as condições permitam. “A nossa expectativa é, se tudo der certo — não estou cravando uma data —, mas se tudo der certo, eu gostaria de fazer no 7 de setembro”, afirmou o prefeito. Segundo ele, imprevistos técnicos têm impactado o andamento da obra, como a necessidade de grande volume de aterro na região da rua Francisco Sassi e a detonação de pedras na outra margem do rio. “Utilizou-se mais material do que se pensava para poder fazer o aterro. E como eu vou aterrar uma área que não tinha aterro antes, eu não posso estrangular o rio”, explicou. Caso a entrega do primeiro lote até a rua dos Irmãos Hort seja viabilizada até a data comemorativa, a ideia é liberar esse trecho à comunidade e, ao mesmo tempo, iniciar a finalização da cabeceira da Ponte do Pilolo, que será fundamental para o tráfego na região de Maluche e Rio Branco.

O andamento das obras da Beira Rio segue em ritmo acelerado, com o lote 1, que compreende o trecho dos fundos da Calvário até a frente da Irmãos Hort, já 77% concluído. Já o lote 2, que vai da Irmãos Hort até a ponte do Pilolo, está com 25% das intervenções executadas, com movimentações visíveis na região. Em paralelo, também começam a surgir sugestões para o nome da nova ponte no bairro Rio Branco, embora ainda não haja uma definição oficial. A escolha, segundo a prefeitura, está sendo articulada com base em indicações da comunidade e deve envolver a participação do Legislativo.

Inovação

O programa “Brusque Mais Inteligente”, apresentado com destaque pelo secretário José Henrique, tem ganhado visibilidade estadual e nacional por integrar soluções modernas de infraestrutura urbana, como esgotamento sanitário, semáforos inteligentes e sistemas avançados de monitoramento. O prefeito destacou que a iniciativa já atraiu a atenção de outras cidades, como Indaial, cujo prefeito visitou Brusque recentemente para conhecer de perto o projeto. “Ontem, por exemplo, à tarde eu recebi a visita do prefeito de Indaial, que ouviu falar do programa, veio conhecer e saio encantado”, afirmou André. O reconhecimento vai além das fronteiras do estado: o case de Brusque foi levado ao Fórum da ONU, em Belgrado, o que, segundo o prefeito, reforça a relevância e o pioneirismo da proposta. Além disso, Brusque foi convidada pela ACAF para apresentar o projeto em cinco regiões de Santa Catarina, ao lado de Florianópolis e Urubici, como modelo de inovação pública.

Em termos práticos, o projeto entrou na fase final de estruturação. A consulta pública da Parceria Público-Privada (PPP) foi encerrada em 2 de julho, e agora as contribuições da sociedade estão sendo analisadas antes do encaminhamento ao Tribunal de Contas. Se tudo ocorrer dentro dos prazos previstos, a publicação do edital deve ocorrer em até 60 dias, com a sessão de concessão planejada para outubro — inclusive na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, devido à dimensão que o projeto tomou. O prefeito também informou que o edital do novo transporte coletivo será publicado ainda neste mês, com previsão de contratação da empresa vencedora entre agosto e setembro, o que deverá resolver questões críticas como a baixa oferta de horários e o custo elevado do serviço para os usuários.

Confrontos do basquete e bocha dos Jacobs agitam a noite

Nesta 30ª edição dos Jogos Comunitários de Brusque, o ritmo acirrado dos confrontos avançam rodada após rodada, com jogos eletrizantes e confrontos cada vez mais acirrados que marcaram essa terça-feira(1º) com a definição dos semifinalistas. Pela fase eliminatória do basquete masculino, dois confrontos decisivos, valendo vaga nas semifinais, foram realizados na Arena Brusque. Em um jogo equilibrado e decidido nos...
Continuar lendo...

Limeira recebe pulverização contra a dengue nesta quinta

Nesta quinta-feira (3), ocorrerá, ao final da tarde, a tradicional pulverização contra a dengue. O bairro da vez é o Limeira, nas ruas: R. Alberto Muller (870 ao 987), R. João Pradela, R. Darcy Andrade Silva de Lima (LI 007), R. Fernando Brandt, R. João Fernando Giosele, R. Natalin Floriani, R. Bertha Schroeder, R. Valmor Giosele e R. Erna Luíza Giosele. A orientação é que os moradores recolham seus animais de...
Continuar lendo...

Polícia detalha dinâmica do acidente entre moto e carro

A Polícia Militar Rodoviária trouxe mais informações sobre o acidente de trânsito que deixou um motociclista ferido. A colisão aconteceu na noite desta quarta-feira (2), na Rua Gustavo Kohler, no bairro Souza Cruz, em trecho municipalizado da SC-486. Os envolvidos foram um homem de 47 anos, que conduzia uma I/Aima Voltz EV01 e a motorista de um VW/Santana. Conforme apurou a polícia, o Santana transitava pela via no sentido...
Continuar lendo...