A construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no Loteamento Schaefer, conhecida como UBS do Centro, foi oficialmente paralisada nesta terça-feira, 14. A interrupção, segundo documento da Prefeitura de Brusque publicado no Diário Oficial dos Municípios, se deu por motivo técnico: a incompatibilidade entre o projeto padrão encaminhado pelo Governo Federal e as especificidades do local da obra.
De acordo com o secretário de Relações Institucionais, Rodrigo Cesari, o projeto veio pronto do Ministério da Saúde e precisou passar por adaptações para se ajustar à realidade do município. “Foram suprimidas algumas coisas que não condizem com a nossa realidade e incluídas outras para equiparar o valor. Mas está tudo em trâmite e, teoricamente, não há nenhum problema. É um trâmite normal, não só nesta, mas em outras obras. Às vezes, a empresa ou a prefeitura pede readaptação de projeto dentro da mesma realidade de valor. E aí é publicada uma suspensão para readaptação, e depois a obra é retomada”, explicou.
O vice-prefeito Deco Batisti, que também está à frente da Secretaria de Infraestrutura Estratégica (SIE), responsável pela fiscalização da execução da obra, reforçou que a adequação não tem o objetivo apenas de manter os valores do convênio, mas principalmente garantir o cumprimento do prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde para a conclusão do projeto.
“A adequação não é para preservar apenas os valores, mas para manter o prazo exigido para a conclusão da obra. Será suprimido o aterro, ou seja, a estrutura será suspensa, com ventilação inferior. Em vez de construir dois metros de aterro, a edificação será elevada e fechada na parte inferior. Além disso, em vez de utilizar estaca batida, que poderia causar trepidação, incômodos e rachaduras nas residências vizinhas, será adotado o sistema de estaca tipo hélice”, explicou Batisti.
A expectativa é de que, após os ajustes técnicos, a obra da UBS seja retomada normalmente, dentro do novo planejamento definido pela Secretaria de Infraestrutura Estratégica.