A cidade de Brusque será palco da abertura da turnê internacional da orquestra italiana Ars Cantus, nesta quinta-feira (31), às 19h30, na Igreja Luterana. A apresentação gratuita faz parte das comemorações pelos 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina e também integra a programação cultural dos 165 anos de Brusque.
O conselheiro do Comitê dos Italianos no Exterior por Paraná e Santa Catarina, Márcio Fumagalli, foi o entrevistado do programa Rádio Revista Cidade, na manhã desta quarta-feira (30), e destacou a importância da iniciativa. “É uma oportunidade para a população assistir ao vivo uma orquestra italiana. Não por meio de uma TV abandonada em Itacoaruçu, mas presencialmente, com qualidade e cultura”, afirmou.
Fumagalli explicou que a vinda da orquestra, originária da Lombardia, foi articulada desde o ano passado, com apoio do Consulado-Geral da Itália, do Instituto Federal de Santa Catarina e de instituições locais. O grupo selecionado para o tour inclui 16 músicos, entre eles o maestro e três solistas. “Se trata de praticamente 20 passagens aéreas pagas pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália. Uma grande contribuição”, destacou. A apresentação em Brusque foi viabilizada com apoio da UNIFEBE, representada pela reitora Rosemari Glatz, e de outros parceiros culturais da região.
A escolha da Igreja Luterana se deu por suas qualidades acústicas, reconhecidas nacionalmente. Márcio destacou ainda que a visita da orquestra simboliza o reconhecimento do papel de Brusque como berço da imigração italiana em Santa Catarina. “Não é Brusque que ganha, é a região, é o estado que ganha, para que possamos comemorar dignamente os 150 anos”.
Ao final da entrevista, Fumagalli convidou a população a prestigiar o concerto e reforçou a importância de manter viva a herança cultural italiana na cidade. “Eu convido a todos da comunidade para a abertura inaugural dessa turnê internacional que acontece amanhã, às 19h30, na Igreja Luterana de Brusque, como foi salientado, uma das melhores acústicas do Brasil. E a entrada é gratuita”. A turnê seguirá por outras cidades catarinenses e será encerrada em Curitiba, no Instituto Dante Alighieri.



