7 mil pessoas foram vítimas de esquema milionário de doações

Na tarde desta sexta-feira (5), a Polícia Civil divulgou novas informações sobre o caso em que o Hospital Azambuja foi alvo de uma fraude milionária envolvendo um esquema de doações.

Coincidindo com o Dia Internacional da Caridade, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate a Estelionatos do Departamento de Investigações Criminais de Joinville (DCE/DIC), deflagrou a operação “Falso Samaritano” nas cidades de Joinville, Blumenau, Brusque e Florianópolis. A ação investiga pessoas físicas e jurídicas pelo desvio de valores que deveriam ser destinados à manutenção e assistência em saúde fornecida por hospitais beneficentes.

Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e três de prisão, além de onze medidas de bloqueio de imóveis, veículos e contas bancárias. Uma lancha e quatro automóveis de luxo foram apreendidos durante as diligências.

A trama vitimou ao menos sete mil consumidores mantidos em erro, que tiveram descontos irregulares na fatura de energia elétrica por anos, causados por um grupo empresarial e seus representantes. O sistema informatizado de proteção e desconto das doações foi burlado com o objetivo de obtenção de vantagem ilícita em benefício próprio.

Somente em três das instituições filantrópicas verificadas – sediadas em Joinville, Brusque e Blumenau – as quais desconheciam a prática criminosa, pode ter havido o prejuízo de aproximadamente R$ 4 milhões em um levantamento preliminar.

A quantia total do prejuízo e o número de organizações lesadas pela fraude serão apurados ao longo do Inquérito Policial, assim como os detalhes da prática dos crimes de fraude eletrônica e estelionato majorado contra entidade de beneficência, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

A Polícia Civil ressalta que as doações voluntárias e espontâneas são um importante instrumento para custeio das atividades sérias e altruístas de diversas unidades de saúde e de assistência, mas que devem ser pautadas pela transparência e auditoria dos processos, permitindo que a integralidade dos recursos doados salvem vidas ou ajudem pessoas carentes.

Carro sobe em canteiro no bairro Imigrantes

Um acidente no início da tarde desta sexta-feira (5) chamou a atenção de quem passava pelo bairro Imigrantes, em Guabiruba. Por volta do meio-dia, um Hyundai Creta, conduzido por uma mulher, subiu sobre o canteiro central da via. Apesar do susto, a motorista não se feriu e estava sozinha no veículo. O caso resultou apenas em danos materiais tanto no carro quanto no canteiro. O trânsito seguiu normalmente após o ocorrido e não foi...
Continuar lendo...

UNIFEBE recebe alunas do Oscar Maluche em projeto de costura

Entre tecidos, linhas e agulhas, as estudantes do Clube da Costura e Arteterapia da Escola de Ensino Fundamental Oscar Maluche desenvolvem competências e habilidades para além de uma futura profissão. Há quatro meses sendo realizado no educandário, durante o contraturno das aulas, o projeto, de iniciativa da coordenadora pedagógica Marcela J Cadore Witkowsky, apresenta a costura como lazer, terapia e fonte de renda.  Para instigar as estudantes...
Continuar lendo...

Caminhão bate em outro e motorista fica ferido

Na madrugada desta sexta-feira (5), por volta das 00h34, o Corpo de Bombeiros atendeu uma colisão entre dois caminhões na BR-470, altura do km 12, em Navegantes. No local, o condutor de um dos veículos foi encontrado consciente e orientado, mas com cortes e ferimentos nos braços e pernas. Ele precisou ser retirado da cabine por meio de desencarceramento, recebeu atendimento e foi encaminhado ao Hospital de Navegantes. Já o motorista do outro...
Continuar lendo...