(VÍDEO) Secretário responde vereadores e nega risco de colapso na Saúde

O secretário municipal de Saúde de Brusque, Ricardo Alexandre Freitas, compareceu à Câmara de Vereadores nesta terça-feira (16) para prestar esclarecimentos sobre a situação financeira da pasta. A audiência foi motivada por rumores de que o orçamento da saúde estaria comprometido, o que poderia afetar a continuidade dos serviços.

Freitas respondeu a diversos questionamentos dos parlamentares e reforçou que, apesar de um déficit orçamentário, não há risco de descontinuidade nos serviços essenciais. Ele explicou que a maioria dos contratos com fornecedores está chegando ao fim, e a Prefeitura está em processo de readequação para a assinatura de novos acordos, o que permitirá controlar os gastos.

"Não há nenhum tipo de problema, pelo menos de comprometimento à vista em termos de recursos financeiros, que possam vir a atrapalhar o andamento dos serviços," afirmou o secretário. 

Ele destacou que o objetivo é zerar o déficit até o final do ano. Os recursos para alcançar essa meta virão de verbas da Prefeitura, emendas parlamentares e verbas do hospital de Azambuja.

Manutenção de serviços e ampliação futura

Freitas assegurou que serviços cruciais como exames laboratoriais, consultas e procedimentos de imagem serão mantidos de forma integral. A prioridade, segundo ele, é garantir o atendimento à população.

O secretário também mencionou que o dinheiro que sobrar em caixa no final do ano será direcionado para reduzir a fila de exames laboratoriais. A ampliação dos serviços dependerá da disponibilidade financeira após a renegociação dos contratos. 

"O que a gente está vendo agora é se consegue ampliar os serviços", disse.

Obras e reformas nas unidades de saúde

Sobre a situação das unidades básicas de saúde, Ricardo Freitas esclareceu que a manutenção de rotina é de responsabilidade da Secretaria de Saúde, enquanto reformas maiores, que exigem a assinatura de um engenheiro, dependem da Secretaria de Infraestrutura.

O secretário citou o caso da unidade de saúde do bairro Dom Joaquim, onde a empresa responsável pela reforma abandonou o serviço. A Prefeitura está em contato com a empresa para que retome os trabalhos. 

Freitas reafirmou que a falta de recursos não é o problema nesses casos e, sim, a gestão da empresa contratada.

Lauro Fischer é homenageado pela Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Brusque concedeu a Comenda do Mérito Profissional a Lauro Fischer, músico e comunicador, em reconhecimento à sua trajetória de 27 anos dedicados ao rádio e à música. Ele esteve no microfone da Rádio Cidade FM até agosto deste ano, quando decidiu encerrar o programa Show de Bamdas. A homenagem foi proposta pelo vereador Rogério dos Santos (REP). Fischer apresentou, por quase três...
Continuar lendo...

Caminhão tomba no bairro Ourinhos

Por volta das 14h25 desta terça-feira (16), o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a um tombamento de caminhão na rodovia SC-486, no bairro Ourinhos, em Botuverá. No local, os socorristas não encontraram o condutor. Moradores informaram que ele foi retirado do caminhão por um conhecido e levado para a cidade de Brusque, mas não souberam precisar se teria seguido para um hospital ou para casa. Um dos moradores relatou ainda que o motorista...
Continuar lendo...

(VÍDEO) “Na atuação o diretor pede que a gente seja mais orgânico menos voz de locutor”

Na tarde desta terça-feira (16), o Conexão 92 recebeu Vanderlei Ferraz, locutor conhecido do público da Rádio Cidade e, agora, ator. Em um papo leve e cheio de bastidores, ele contou a virada do rádio para as telas: fez curso de atuação para tirar o DRT, entrou para uma agência em Balneário Camboriú e já participa de produções gravadas pela Record no Sul do país. Ferraz lembrou a origem da...
Continuar lendo...