Câmara aprova urgência para projeto de anistia a envolvidos no 8 de janeiro

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (17), um requerimento de urgência em favor do Projeto de Lei (PL) 2162/2023, que concede anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Foram 311 votos favoráveis, 163 contrários e 7 abstenções.

O resultado foi bastante comemorado por deputados a favor do projeto. Antes do encerramento da votação, parlamentares contrários à proposta gritaram palavras como "sem anistia".

A decisão de pautar a votação foi tomada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), após reunião com líderes partidários ocorrida mais cedo.

O requerimento de urgência acelera a tramitação da matéria, dispensando e reduzindo formalidades regimentais e prazos. Com isso, o texto poderá ser votado diretamente em plenário em qualquer momento sem precisar passar pelas comissões.

Após anunciar o resultado, Motta afirmou que o país precisa ser pacificado.

"O Brasil precisa de pacificação. Não se trata de apagar o passado, mas de permitir que o presente seja reconciliado e o futuro construído em bases de diálogo e respeito. Há temas urgentes a frente e o país precisa andar", disse.

Motta informou que designará um relator para o projeto nesta quinta-feira (18), para que ele articule um texto substitutivo "que encontre o apoio da maioria ampla da Casa".

Anistia

De autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), o projeto concede anistia "aos participantes das manifestações reivindicatórias de motivação política ocorridas entre o dia 30 de outubro de 2022 e a data de entrada em vigor da lei".

Aliados de Bolsonaro defendem que a anistia alcance também o ex-presidente, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 27 anos de prisão, em julgamento concluído na semana passada.

Brusque empata com a Chapecoense na Arena Condá

Na noite desta quarta-feira (17), o Brusque mudou seu foco de competição e enfrentou a Chapecoense pela segunda rodada da Copa Santa Catarina. Jogando na Arena Condá, em Chapecó, o Quadricolor ficou no empate em 0 a 0. O primeiro tempo começou movimentado, com as duas equipes buscando o gol. A Chape, empurrada pela torcida, tentava conquistar a segunda vitória, enquanto o time alternativo do Brusque buscava somar seus primeiros pontos na...
Continuar lendo...

Polícia prende dupla em Guabiruba por fraude de CNHs

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio de ação conjunta da Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Brusque e da Delegacia de Polícia de Guabiruba, prendeu nesta quarta-feira (17), dois homens pela prática do crime de uso de documento falso. As prisões foram na cidade de Guabiruba. Conforme apurado, um dos presos atuava como agenciador de condutores residentes no Paraná, oferecendo serviço de...
Continuar lendo...

Jovem fica ferido após bater moto em muro em Brusque

Um jovem de 22 anos ficou ferido após colidir a moto que pilotava contra o muro de um estabelecimento comercial na tarde desta quarta-feira (17), na rua Sete de Setembro, bairro Santa Rita, em Brusque. De acordo com informações repassadas à reportagem da Rádio Cidade por um internauta que passava pelo local, o Corpo de Bombeiros encontrou o motociclista bastante agitado após a batida. Ele pilotava uma Honda vermelha e recebeu os primeiros...
Continuar lendo...