O Pavilhão da Fenarreco foi palco, na noite desta quinta-feira (02), de um momento que ficará guardado na memória esportiva de Brusque. Entre abraços, sorrisos e histórias de superação, atletas, dirigentes e torcedores celebraram o encerramento dos Jogos Comunitários de Brusque 2025, que, nesta edição histórica, marcaram os 30 anos dos Jacobs.
Foram meses de intensidade, em que a cidade respirou esporte em cada canto, mostrando talento nas quadras de vôlei, nos campos de futebol, nas pistas de ciclismo, nas canchas de bocha, entre outras modalidades que ajudam a construir a tradição dos comunitários. As comunidades viveram disputas acirradas, vibraram com vitórias inesquecíveis e também aprenderam com derrotas honrosas.
No calor da rivalidade esportiva, prevaleceu o que sempre move os Jacobs: a união entre os bairros, a revelação de novos talentos e a certeza de que Brusque é um celeiro de paixão pelo esporte.
O clima era de reencontro e reconhecimento do esforço coletivo de cada comunidade participante. A confraternização rendeu homenagens com a entrega dos troféus aos primeiros colocados que completaram o pódio e também a entrega do troféu transitório ao grande campeão — que a cada edição é repassado ao vencedor.
Em meio à alegria e descontração, o casal de mascotes da Fenarreco marcou presença na cerimônia, contagiando o público e animando ainda mais a festa.
Em sua fala, o prefeito André Vechi destacou a importância do momento e anunciou que o bairro campeão dos Jogos Comunitários receberá 25 ingressos para o camarote da Fenarreco, como forma de prestigiar os vencedores.
“A festa está linda, animada, e é com muita alegria que celebramos o bairro São Pedro como o grande campeão desta edição. A cada ano buscamos aprimorar os Jogos Comunitários, pois sabemos o quanto é importante para nossa cidade as competições. Parabéns a todos pela festa, e à Fundação Municipal de Esportes pela organização deste grande evento que celebra o esporte e a união da nossa cidade.”
Após a cerimônia de premiação, o jantar foi servido e a festa de confraternização seguiu animada ao som do cantor Tabony.
O grande campeão
Nesta edição de 2025, o Bairro São Pedro voltou ao topo, somando 183 pontos, conquistando seu nono título, confirmando sua tradição esportiva. O Centro, com 163 pontos, ficou com o vice-campeonato, seguido de Águas Claras, que completou o pódio com 150 pontos.
O feito do bairro São Pedro foi o resultado do engajamento de uma comunidade inteira. “Está muito bonita a festa de encerramento e quero agradecer aos atletas e aos técnicos por termos conquistado o nosso nono título. Estamos muito felizes em rever os amigos nesta confraternização e quero agradecer à prefeitura e à fundação por organizarem esta grande festa do esporte”, declarou o presidente do Bairro São Pedro, Roberto Bodenmuller.
Trinta anos de histórias
Três décadas depois da primeira edição, os Jogos Comunitários seguem vivos e pulsantes. E assim, entre homenagens e aplausos, encerrou-se mais um ciclo de disputas entre os bairros.
Nessas três décadas, muitos atletas puderam participar dos Jogos Comunitários representando diferentes bairros, e vários deles se destacaram em diversas modalidades. É o caso de Maria Terezinha Horner, do bairro São Luiz, que esteve presente em todas as edições dos Jacobs.
“Comecei a jogar bocha vale-tudo, quando ainda não existiam todas as modalidades que temos hoje. Depois vieram a bocha rafa vollo e outras disputas. Teve um ano em que participei pelo bairro São Pedro na modalidade general, e também representei os bairros Guarani e Santos Dumont, sendo campeã em todos eles”, relembra emocionada.
“Hoje, há dois anos, represento o Bairro São Luiz, onde sou coordenadora. Continuo vivendo uma experiência muito especial por fazer parte dessa história tão bonita dos Jogos Comunitários”, concluiu.