Saiba os principais sinais e sintomas de intoxicação por metanol

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez um alerta nesta semana, sobre os riscos da intoxicação por metanol, substância altamente tóxica encontrada em bebidas alcoólicas adulteradas. A preocupação cresceu após a confirmação de 10 casos no estado de São Paulo, subindo nesta semana para 52 pessoas intoxicadas e 6 pessoas que entraram em óbito por conta do metanol.

Durante coletiva, Padilha explicou que os sintomas podem levar até 24 horas para aparecer, o que torna o diagnóstico mais difícil e perigoso. “A dor abdominal em cólica é um dos primeiros sinais e se diferencia da azia ou desconforto comum após o consumo de álcool”, destacou. Outro sintoma característico é a alteração na visão, como flashes, luzes e, em casos mais graves, cegueira.

A intoxicação ocorre quando o metanol, ao ser metabolizado no fígado, se transforma em substâncias altamente tóxicas, como o ácido fórmico e o formaldeído, que afetam o sistema nervoso central e o nervo óptico.

Padilha também ressaltou que hidratar-se ao notar os primeiros sinais pode ajudar a reduzir a gravidade da intoxicação. No entanto, ele foi enfático ao recomendar que a população não tente nenhum tipo de tratamento caseiro e busque imediatamente os serviços de saúde. “Os centros especializados contam com o antídoto correto, registrado no Brasil, e sabem como lidar com esses casos”, afirmou.

Emergência médica e canais de apoio

A intoxicação por metanol é considerada uma emergência médica grave. Em caso de sintomas como náuseas, vômitos, sudorese, dor abdominal intensa ou perda de visão, a orientação é procurar atendimento de urgência e entrar em contato com os canais especializados:

Disque-Intoxicação (Anvisa): 0800 722 6001

Também é fundamental identificar e orientar outras pessoas que possam ter consumido a mesma bebida, para que procurem avaliação médica imediatamente. A demora no atendimento aumenta o risco de sequelas graves e morte, alerta o Ministério da Saúde.

Corpo de jovem desaparecido é encontrado após nove dias

O corpo de André Cuneo Sagaz, de 28 anos, foi encontrado na manhã desta sexta-feira (3), após nove dias de buscas. O caso aconteceu próximo a um rancho de pesca, na orla da Barra da Lagoa, em Florianópolis. André havia desaparecido em 24 de setembro, quando saiu de casa no bairro Barra da Lagoa por volta das 23h. No dia seguinte, câmeras de segurança registraram o jovem caminhando sozinho em direção ao mar, nas proximidades...
Continuar lendo...

Homem coloca fogo no carro do patrão e acaba preso

Um homem colocou fogo no carro do próprio patrão e terminou preso em flagrante pela Polícia Militar na noite desta quinta-feira (3). A ocorrência foi registrada por volta das 22h35, na rua Campinas, na localidade de Alto Taiozinho, interior de Rio do Campo. Segundo a PM, o veículo, uma Volkswagen/Parati, estava estacionado em frente a uma residência quando foi incendiado. O Corpo de Bombeiros de Taió foi acionado, mas o carro ficou completamente...
Continuar lendo...

UNIFEBE Profissões 2025 será realizado na próxima terça-feira

Entre experiências interativas e práticas em laboratórios, os estudantes dos terceirões vivenciarão um dia na universidade em mais uma edição do UP – UNIFEBE Profissões. O evento, que será realizado na próxima terça-feira, dia 7 de outubro, é gratuito e aberto aos alunos das escolas públicas e privadas de Brusque e região.  Durante a programação, os alunos poderão...
Continuar lendo...