Durante o programa Batendo Papo, Batendo Bola desta quarta-feira (19), o repórter Dirlei Silva conversou com o novo técnico do Brusque, Higo Magalhães, apresentado no fim da tarde ao torcedor, e também com o gerente de futebol Pedro Costa. Foi a primeira fala pública da nova comissão técnica após o início da pré-temporada que projeta o Brusque para 2026.
Logo no início, Higo Magalhães descreveu como tem sido o processo de integração ao clube. “De forma muito intensa. Esses primeiros passos são cruciais para entender como tudo funciona, ajustar as coisas e preparar bem a chegada dos atletas. A gente precisa que eles entendam o que vai ser construído e qual o sentido dessa construção.” O treinador ressaltou que chega motivado e otimista: “Estou muito feliz em estar aqui. A esperança é de fazer um grande trabalho e a gente vai precisar muito do apoio do torcedor.”
Questionado sobre sua participação na indicação de reforços, Higo afirmou que trabalha em sintonia com a diretoria: “De forma muito intensa. A gente acertou tem pouco tempo, já tinha alguns nomes encaminhados, ajustamos outros e estamos buscando mais atletas. O momento agora, com o fim da Série B, é crucial, porque entendemos que temos chance de brigar por alguns nomes que ainda estão terminando a temporada.” Ele reconheceu que o Brusque não entra em igualdade financeira na disputa por jogadores, mas aposta no projeto. “Talvez a gente não tenha o poder financeiro mais forte, mas o nosso planejamento pode ser um dos pilares positivos para convencer os atletas.”
Elenco enxuto e início de temporada
Sobre o elenco, o treinador afirmou que trabalhará com um grupo mais enxuto: “Vamos trabalhar com 25 jogadores. É o planejado. Temos um limite financeiro e não podemos feri-lo no ponto de partida. Queremos contratar atletas que possam entregar mais de uma função para nos dar desequilíbrio dentro da competição.”
A montagem completa ainda depende da situação de atletas da Série B. “Alguns precisam de um período maior de férias. A ideia é ter o quanto antes o maior número possível de jogadores disponíveis, mas não dá para afirmar uma data concreta.”
Pedro Costa fala em organização e primeiros reforços
Já o gerente de futebol Pedro Costa destacou a importância de o Brusque iniciar 2026 com mais organização e um planejamento sólido, diferente do cenário vivido no começo da última temporada. “Hoje os problemas têm onde ser resolvidos. Se aparece algo relacionado ao estádio, direciona para um setor. Se surge um problema administrativo, vai para outro setor. Isso torna tudo muito mais leve e muito mais fácil de organizar.”
Pedro reforçou que o clube vive outro momento. “O novo grupo gestor está fazendo desde o dia 1 da temporada 26. Isso nos dá tempo, responsabilidade e autonomia. Hoje temos espaço para reunir o departamento, planejar recuperação de atletas, usar academia, pensar performance. Isso nos dá mais segurança.”
O gerente garantiu que os primeiros reforços estão próximos de anúncio. “Estamos trabalhando bem próximo de dois ou três atletas. A ideia é anunciar até sexta-feira. Depois, seguir anunciando de forma sucessiva.” Segundo ele, o clube deve confirmar nesta semana um lateral-esquerdo, um meio-campista e um zagueiro.
Reformulação e estádio Augusto Bauer
Pedro comentou ainda a saída de cerca de 70% do elenco passado e afirmou que a expectativa é ter o plantel praticamente fechado em dezembro. Sobre o estádio Augusto Bauer, ele disse confiar no prazo para liberação das obras: “O contrato está assinado para que o estádio esteja liberado no dia 7. Trabalhamos com essa hipótese. O Brusque assinou, o Brusque cumpre.”



