Senado aprova redução da pena dos condenados pelo 8/1 e trama golpista

O Senado aprovou nesta quarta-feira (17), em votação nominal, o projeto de Lei (PL) 2162/2023, o chamado PL da Dosimetria que prevê a redução de penas de condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e pela tentativa de golpe de Estado.

Foram 48 votos favoráveis e 25 votos contra. O texto segue agora para a sanção presidencial.

Os senadores aprovaram o parecer do senador Esperidião Amin (PP-SC), que reduz as penas dos condenados por atos golpistas. Entre eles, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Mais cedo, o projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

Amin, que é favorável à anistia, defende que a redução das penas visa “pacificar o país”.

“Somos da posição de que a anistia para os condenados pelos eventos de 8 de janeiro deveria ser analisada à luz do princípio da unidade nacional e da função integradora do direito constitucional. A manutenção de centenas de cidadãos em regime fechado por atos que, embora ilícitos, não configuraram insurgência armada ou ameaça real à soberania, pode agravar divisões e comprometer a legitimidade das instituições”, argumentou.

“O perdão apresentar-se-ia como solução juridicamente possível e politicamente adequada para encerrar um ciclo de tensão e reafirmar o compromisso do Estado brasileiro com a democracia e a pacificação social”, concluiu.

O relator acatou uma emenda que determina que a redução será aplicada apenas aos condenados pelos atos golpistas. O senador considerou a emenda como apenas um ajuste de redação e não de mérito, para que o projeto não tenha que retornar à Casa de origem – no caso, a Câmara dos Deputados, que aprovou a matéria na noite do dia 9 de dezembro.

Para o senador Humberto Costa (PT-PE), o projeto foi construído para beneficiar um grupo político que atentou contra o Estado Democrático de Direito.

“Essa é uma proposta casuística, uma norma jurídica que está sendo criada para beneficiar um grupo, para dar privilégio para um grupo, um grupo que atentou contra a própria Constituição”, afirmou.

O que é o PL da Dosimetria?

O PL da Dosimetria determina que os crimes de tentativa contra o Estado Democrático de Direito e de golpe de Estado, quando praticados no mesmo contexto, implicarão no uso da pena mais grave em vez da soma de ambas as penas.

O foco do projeto é uma mudança no cálculo das penas, “calibrando a pena mínima e a pena máxima de cada tipo penal, bem como a forma geral de cálculo das penas, reduzindo também o tempo para progressão do regime de prisão fechado para semiaberto ou aberto.

Tais mudanças poderão beneficiar réus como o ex-presidente Jair Bolsonaro, além dos militares Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil; e Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Repercussão

No dia 10 de dezembro, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), enviou o PL da Dosimetria à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), tendo, como relator, o senador Esperidião Amim (PP-SC) – apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro.

No dia seguinte, ao ser perguntado sobre o projeto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que só decidirá se vai sancionar quando o texto chegar ao Poder Executivo.

Adolescentes são apreendidos por tráfico de drogas após fuga para área de mata

Dois adolescentes foram apreendidos por envolvimento com o tráfico de drogas por volta das 17h56, na localidade da Marinha, em Gaspar, área já conhecida pelo meio policial como ponto de comercialização de entorpecentes. A ocorrência teve início após a guarnição do Tático ser informada por policiais de área de que dois indivíduos haviam fugido ao perceber a aproximação da viatura, entrando...
Continuar lendo...

Com mais de 50 mil unidades consumidoras, entenda como o Samae desbanca esquemas de furto de água

Com a estruturação do Setor de Perdas e a intensificação da fiscalização do consumo, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque tem avançado no combate ao furto de água em residências e estabelecimentos comerciais. As ações já permitiram identificar ligações clandestinas que estavam ativas há anos. Com mais de 50 mil unidades consumidoras no...
Continuar lendo...

Ponte do Pilolo será interditada a partir de quinta-feira para pavimentação

Nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19), a Ponte do Pilolo, que dá acesso à Rua Guilherme Alberto Frederico Hoefelmann, no bairro Rio Branco, estará interditada das 7h às 18h. O fechamento ocorre devido à pavimentação da via, que passou por obras de drenagem e correção estrutural. Para dar acesso a Beira Rio Lote 2. Caso os trabalhos sejam concluídos antes do previsto, a via será liberada com...
Continuar lendo...