Um estudo de viabilidade técnica para a construção de uma ciclovia ao longo da vala da Avenida Primeiro de Maio, em Brusque, foi solicitado pelos vereadores André Rezini (Progressistas) e Leonardo Schmitz (PL). O requerimento foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara Municipal realizada nesta terça-feira (23) e será encaminhado ao prefeito André Vechi.
A proposta busca avaliar a utilização do espaço onde funcionava a antiga ciclofaixa, retirada durante as obras de macrodrenagem, além de encontrar uma possível solução para o problema do mau cheiro registrado no trecho.
Segundo André Rezini, a ideia surgiu após conversas com ciclistas e moradores que utilizam a região. “Primeiro, aquele local está com muito mau cheiro, porque não está passando água por causa da nova obra da galeria. Então, pensamos também na questão das bicicletas, porque muitos ciclistas procuraram a gente trazendo esse tema”, explicou o vereador.
Rezini afirmou que a estrutura existente chamou a atenção pela possibilidade de aproveitamento. “As pessoas falaram: ‘André, já tem um espaço ali. Não sei quantos metros tem, mas deve ter três ou quatro metros de largura, já tem pedra, já tem proteção’. Levamos essa sugestão ao prefeito André Vechi e ao secretário Thomas, e eles gostaram da ideia”, relatou.
O vereador destacou que o trecho da vala percorre diferentes regiões da cidade e poderia representar uma alternativa de mobilidade. “Eles fazem túneis em lugares com morros e pedras, e ali o espaço já está pronto. Quem sabe pode ser uma solução”, afirmou.
Leonardo Schmitz ressaltou que a proposta ainda está em fase inicial e depende de análises técnicas antes de qualquer definição. “A gente está fazendo esse levantamento e esse debate para buscar melhorias na questão das bicicletas, para que os usuários não fiquem sem acessibilidade em uma via que sabemos que é muito utilizada”, disse.
O parlamentar reforçou que questões de engenharia, orçamento e o futuro funcionamento da vala precisam ser avaliados.
“Vamos deixar a parte técnica fazer esse levantamento, para não criar uma expectativa e depois não ser possível executar. Tem a questão financeira, orçamentária e também a dúvida se ainda vai passar água pela vala antiga da Primeiro de Maio”, explicou.
Com a aprovação do requerimento, o Executivo municipal deverá avaliar a possibilidade de realização do estudo técnico para verificar a viabilidade da implantação da ciclovia.


