Cultivo de cannabis com fins medicinais termina em condenação por tráfico em SC

Um casal foi condenado por tráfico de drogas em Itapiranga após descumprir uma autorização judicial que permitia o cultivo de Cannabis sativa apenas para fins medicinais.

De acordo com o Ministério Público, a licença estava vencida desde janeiro de 2025 e, mesmo assim, o casal manteve o cultivo em larga escala, ultrapassando os limites autorizados e passando a comercializar parte da produção.

Durante a operação policial, foram apreendidas 125 plantas de maconha cultivadas no solo e cerca de 25 quilos de material já processado, seco e fracionado, armazenado dentro da residência. Também foram encontrados indícios de comercialização, como embalagens prontas para distribuição, balanças de precisão, registros de vendas e comprovantes de pagamentos.

As investigações apontaram ainda que os produtos eram destinados não apenas ao uso terapêutico do casal e de familiares, mas também à venda para terceiros, incluindo óleos e derivados com diferentes concentrações da substância.

Laudos periciais confirmaram a presença de THC em níveis elevados, variando entre 15% e 26%, acima dos limites aceitos para uso medicinal, o que reforçou a caracterização de tráfico de drogas.

Diante das provas reunidas, a Justiça entendeu que não se tratava de produção artesanal para uso próprio, mas sim de uma estrutura voltada à comercialização ilegal, resultando na condenação do homem a mais de 12 anos de prisão em regime fechado e da mulher a quase 11 anos, além de multa.

Governador Jorginho Mello lança edital da maior obra rodoviária da história de SC

O governador Jorginho Mello lançou nesta quarta-feira, 24, o edital para licitação das obras do primeiro lote da VIAMAR – a maior obra rodoviária da história de Santa Catarina, que conectará a Grande Florianópolis à região Norte do Estado. O trecho inicial, correspondente ao lote 4, tem 25,7 quilômetros de extensão entre a SC-486, em Itajaí, e a SC-414, entre Luiz Alves e Navegantes, com investimento...
Continuar lendo...

Zoobotânico recebe alunos para atividades em celebração ao Dia do Meio Ambiente

Nesta semana, o Zoobotânico em parceria com o Samae por meio da Comissão Gestora do Meio Ambiente (Cogemas) e a Fundação de Meio Ambiente (Fundema) realizaram um evento em alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.  “Nessa ação, contamos com a parceria da Fundema e do Samae. Como o tema é meio ambiente, a Fundema trouxe o Projeto Sairinhas, trabalhando a questão da compostagem. Já o Samae...
Continuar lendo...

Com 15 anos de atuação, GTB investe em formação dos agentes

Com 15 anos de atuação completados em 2026, a Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) se consolida como uma das corporações mais qualificadas da região. Dos 18 agentes que integram o efetivo atual, 17 possuem ensino superior e 15 já concluíram cursos de pós-graduação. O investimento em capacitação técnica e acadêmica visa responder aos complexos desafios da mobilidade urbana no...
Continuar lendo...