STF condena 371 pessoas pelos ataques golpistas de 8 de janeiro; 122 seguem foragidas

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nos últimos dois anos, 371 pessoas das mais de duas mil investigadas por participarem dos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (7) pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos relacionados ao caso.

Até agora, 225 condenados tiveram seus crimes classificados como graves. Ao todo, 898 réus foram responsabilizados, sendo que 527 pessoas participaram de ações mais leves e fizeram acordos com o Ministério Público Federal (MPF).

As penas para esses réus variam de três anos a 17 anos e seis meses de prisão. Naquela data, 2.172 presas foram presas em flagrante por participarem de alguma forma dos atentados aos prédios dos Três Poderes.

Foragidos

Segundo o levantamento, pelo menos 122 pessoas são consideradas foragidas. Em relação à metade desse quantitativo (61), foram adotadas medidas para o pedido de extradição junto a outros países.

Nesse caso, essas pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônica romperam o equipamento e saíram do Brasil. Depois que forem extraditadas, elas deverão cumprir suas penas em regime fechado.

Crimes

As condenações ocorreram por cinco tipos de crimes: tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa e deterioração de patrimônio público.

Foram considerados crimes mais simples a incitação e associação criminosa. Nessas situações, 146 pessoas foram condenadas, mas não foram presas e devem usar tornozeleira eletrônica por um ano, pagar multa, prestar 225 horas de serviços à comunidade e participar de um curso presencial sobre democracia.

Esses condenados foram proibidos de usar redes sociais nesse período e de viajar, mesmo dentro do Brasil, sem autorização judicial.

Até o momento, cinco pessoas foram absolvidas.

Multas

Os 527 envolvidos que fizeram acordos com o MP pagaram multas que somaram uma arrecadação de R$ 1,7 milhão.  Além das multas, ficaram obrigados a prestar 150 horas de serviço comunitário e não podem manter perfis em redes sociais abertas durante a vigência do acordo.

Também devem frequentar um curso sobre o funcionamento da democracia oferecido pelo Ministério Público Federal (MPF).

(VÍDEO) “A gente gosta de coisa que fascina”, destaca Loos, diretor do canal Ciência Todo Dia

O youtuber brusquense Pedro Loos bateu um papo com os entrevistadores do Rádio Revista Cidade nesta terça-feira (7). Aos 27 anos, o criador de conteúdo tem quase 1,9 milhões de seguidores no Instagram e quase 6,5 milhões de inscritos em seu canal no YouTube – Ciência Todo Dia. O canal reúne cerca de 1,1 mil vídeos sobre assuntos variados, chegando a ter por mês 80 milhões de visualizações. Os...
Continuar lendo...

Após férias coletivas, servidores do Samae são recepcionados com coffee break

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque iniciou as atividades de 2025 com um clima de acolhimento e reconhecimento aos seus servidores. Após o período de férias coletivas, a equipe gestora promoveu um evento especial para recepcionar os colaboradores, reforçando a importância do trabalho conjunto para os desafios do ano que se inicia. Na manhã do retorno, nesta segunda-feira (6), os setores de Atendimento,...
Continuar lendo...

Vítima de acidente em Brusque será sepultada em Cristianópolis

A jovem de 21 anos que morreu em grave acidente em Brusque, na manhã desta terça-feira (7), será velada em Cristianópolis, Goiás, nesta quarta-feira (8). O sepultamento também ocorrerá na cidade. A reportagem da Rádio Cidade FM 92.3 apurou as informações com a Central Funerária. A vítima não tinha filhos. A motocicleta que a vítima estava e um Fiat Palio, de cor preta, colidiram na rua Joaquim...
Continuar lendo...