Além do transporte coletivo e segurança pública, outros assuntos que a bancada da Cidade FM comentou com o prefeito André Vechi (PL) nesta terça-feira (15), foram sobre o andamento das obras da cidade, como a da Beira-Rio, que segue com previsão de finalização para novembro deste ano.
Segundo André, “o lote 1 está bem avançado”, e a expectativa é entregar essa etapa já no aniversário da cidade, em 4 de agosto. Caso não seja possível, a entrega será feita completa até novembro, contemplando também o lote 2. Já o lote 3, com início previsto para maio, vai da ponte do Pilolo até o Chico Motos, incluindo a ampliação da ponte Alois Petermann, o que aumentará a vazão do rio e evitará alagamentos na Dom Joaquim, como os ocorridos em 2023.
A obra da Beira-Rio também abre caminho para uma ligação entre Brusque e Guabiruba, via região da Varginha. A intenção é levar o projeto ao governador ainda este mês, com orçamento estimado em R$ 20 milhões. “Os veículos pesados vão poder cortar tudo por ali e acessar diretamente a Beira-Rio”, explicou André. Há ainda ideias mais ousadas, como uma nova ponte nas proximidades da rua André Decker, facilitando o acesso entre Cristalina e o centro de Brusque.
Outra obra em destaque é a revitalização da Avenida Dom Joaquim, especialmente no trecho entre a cancha do Venzon e a rótula da igreja. A proposta é incluir uma terceira pista ou duplicação, conforme o espaço permitir. A Prefeitura fará o projeto, e o Estado executará a obra, que será municipalizada posteriormente. “A gente até fez um recapeamento ali, mas aquela via precisa de uma revitalização completa”, afirmou André.
Na Primeiro de Maio, uma obra importante busca resolver antigos problemas de enxurradas. Agora, com os investimentos na região, espera-se uma melhoria significativa na drenagem urbana e mobilidade.
Por fim, falou-se da nova ligação entre a Antônio Heil e a região do Poço Fundo ou Ponta Russa. Ainda em fase de definição, o projeto enfrentará desafios como áreas íngremes, preservação ambiental e desapropriações. “A ideia é deixar esse projeto pronto para o futuro”, afirmou André. Segundo ele, o prazo de entrega do estudo é de 90 a 120 dias.