II Conferência Municipal de Cultura lota auditório do Senac
A II Conferência Municipal de Cultura, que aconteceu na noite de quarta-feira (28), no auditório do Senac contou com a participação de mais de 90 pessoas. Grupos de trabalho foram formados para debater os temas que englobaram a diversidade, a cidadania e o desenvolvimento da Cultura. Os resultados dos debates serão encaminhados para a Conferência Estadual de Cultura, que acontece em novembro, em Florianópolis.
“Temos que desenvolver a Cultura de forma que ela seja um direito de todos”, disse o superintendente da Fundação Cultural, Jocelito de Souza, ao falar sobre valorização da cultura em Santa Catarina.
Souza ainda explanou sobre o Programa Arte em Toda Parte, uma das formas que a gestão encontrou para levar as manifestações artísticas nos bairros, descentralizando a arte. “Só neste ano, os brusquenses tiveram a oportunidade de assistir a mais de 20 peças teatrais de boa qualidade”.
O prefeito de Brusque, Paulo Eccel, salientou que a economia local está focada no metal-mecânico, no têxtil e nos serviços, mas que conforme pesquisa encomendada pelo governo para saber qual setor que o brusquense acredita que deva receber reforços e incentivos, a Cultura ganhou recebeu 25% da preferência. “A cultura não pode ser tratada como um ´bico´. A Cultura pode se tornar um sustentáculo da economia, já que temos um povo vocacionado”, disse.
No final de sua explanação, o prefeito, declarou que alguns erros foram cometidos pela gestão. “Temos erros sim, mas estamos perseguindo os acertos”, finalizou.



