Cheias mantém alerta da defesa civil em três países
A abertura das comportas da Usina de Itaipú, por causa do excesso de água no lago, está provocando cheias na bacia do rio Paraná. Cidades ribeirinhas no Paraguai, Paraná e Argentina começaram na tarde de domingo (18) a remover moradores das áreas de risco. Em Foz do Iguaçu, a Defesa Civil precisou do apoio das polícias Militar e Federal,m] e da Guarda Municipal, para retirar famílias das margens do rio Paraná, em áreas controladas pelo tráfico de drogas e pelo contrabando.
O nível do rio deve continuar subindo em razão do grande volume de água que está sendo liberado do Lago de Itaipú. Desde a madrugada desta segunda-feira, a chuva voltou a cair na região de forma persistente.
Na manhã de hoje (19), mais precisamente às 9h37min, o vertedouro da Usina de Itaipú estava aberto com uma vazão de 7.905 metros cúbicos por segundo, toda descendo pela calha esquerda. A assessoria de comunicação da Itaipu Binacional informou pouco antes do meio-dia, que não há previsão de até quando as comportas do vertedouro permanecerão abertas.
Com a manutenção da abertura das comportas, o nível do rio Paraná pode subir cerca de cinco metros nas próximas 36 horas, segundo a Defesa Civil de Foz do Iguaçu.


