Neste ano de 2017 em que o Movimento o Sul é o Meu País comemora 25 anos, as ações para o fortalecimento da ideia sulista seguem firmes em seu propósito. Um dos fundadores do grupo, Celso Deucher, destaca que os trabalhos desde o final do ano de 2016 estão direcionados para o projeto que propõe a criação da Nação Sul Brasileira.
Para avançar na proposta é preciso coletar milhões de assinaturas no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para Lei da Iniciativa Popular (LIP), e assim conseguir um Plebiscito Consultivo legalmente em que a população dos três estados do Sul possam opinar sobre a separação da região com o resto do país. Vale salientar que simbolicamente o 1º Plebisul aconteceu no dia 1° de outubro de 2016, dia em que a instituição colocou cerca de 1.500 urnas espalhadas nos três estados com a seguinte pergunta: Você quer que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul forme um País independente?
Também a área jurídica do movimento tem trabalhado na elaboração de projetos de lei de iniciativa popular (PLIPs) para que os sulistas possam ter voz de fato através da democracia. O movimento precisa que as pessoas entrem no site e baixem a folha de apoio e ajudem a conquistar estas tão necessárias assinaturas. Para baixar, basta entrar neste link, escolher seu estado e imprimir as folhas: www.sullivre.org/blocosul



