Chafariz pode causar choque elétrico
Na última semana, surpresa e descontentamento de muitas pessoas que assiduamente freqüentam a Praça Sesquicentenário. As pessoas se depararam com uma enorme quantidade de espuma no chafariz, provavelmente provocado por um produto de limpeza colocado durante a noite.
Diante desse fato, a prefeitura decidiu instalar três placas de sinalização que chamaram a atenção dos transeuntes: "Atenção: Proibido tomar banho, risco de choque elétrico".
Logo algumas pessoas deduziram que havia sido instalado um sistema de segurança e que crianças e pessoas desavisadas que colocassem a mão na água, ou tentassem tomar banho, poderiam sofrer um choque elétrico.
Buscando informações no Instituto Brusquense de Planejamento e Mobilidade com o projetista Alex Gonçalves, a explicação é que as placas são apenas de prevenção, pois o chafariz possui um sistema de iluminação e, mesmo que a corrente elétrica seja de baixa tensão, existe risco.
A decisão de colocar as placas foi tomada após funcionários observarem que muitas pessoas molham as mãos na água e que alguns pais deixam as crianças tomarem banho, o que coloca em risco a integridade física das pessoas.
Alex detalhou: "caso uma das lâmpadas se quebre, ou um dos fios se rompa, o risco de um choque elétrico - mesmo que de baixa intensidade, é possível. Por isso, as placas indicativas foram colocadas no local. Apenas como forma de orientar a população".



