Durante a manhã desta sexta-feira (23), o sub-comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, Major Otávio Manoel Ferreira Filho esteve no estúdio da Rádio Cidade para falar sobre o trânsito de nossa cidade. Segundo o policial, até o momento, Brusque teve 20 óbitos no trânsito em 2016.
Segundo Otávio, os números correspondem às mortes no local do acidente, e também às vítimas que ficam por um tempo no hospital e depois acabam falecendo. Para ele, o grande problema no trânsito de Brusque é a motocicleta, já que várias situações são desrespeitadas, talvez a principal é o uso da cinta jugular, que não acontece costumeiramente.
Dessas 20 mortes registradas este ano, de acordo com Otávio, ao menos 10 tem relação direta com embriaguez ao volante, tanto com a vítima fatal conduzindo o veículo embriagada ou então o causador do acidente dirigindo sob o efeito de álcool. Esse número proporcionalmente aumentou, mas não significa que o número de motoristas conduzindo veículo embriagados aumentou.
Apesar das operações de lei seca não acontecerem com tanta intensidade no segundo semestre, por diversos fatores, Major Otávio afirmou que a observação em torno desse fato é constante, principalmente aos principais sintomas. Motoristas que desrespeitam o policial, transitam em velocidade alta ou fazem manobras com os veículos são os principais alvos. O principal alvo desse tipo de operação é a conscientização, e não uma caça às bruxas no trânsito.
Essas operações também geram outras ocorrências, que não de trânsito para a Polícia Militar. Ele utilizou diversos exemplos de assaltantes que foram pegos em operações de trânsito, seja nas normais ou na da Lei Seca. Por isso Otávio destaca a importância dessas operações na cidade de Brusque, mesmo com diversas formas de comunicação que desviam condutores dessas operações. A partir do mês de março, de 2017, as operações “Lei Seca” serão intensificadas duas por mês, especialmente em função do aumento do efetivo.




