Defesa Civil destaca participação social nos desastres
Em entrevista nesta quarta-feira (23/1), em Florianópolis, o diretor estadual da Defesa Civil, capitão Márcio Luiz Alves, falou da importância da atuação da sociedade antes, durante e depois da ocorrência dos desastres, prevenindo e auxiliando nas comunidades.
Alves explicou que o Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc) trabalha em um importante projeto de capacitação dos 266 Conselhos Comunitários de Segurança do Estado (Consegs). “O objetivo é melhorar as condições de vida e garantir mais segurança para a população catarinense, inserindo a defesa civil nos Consegs”, disse.
Ainda, segundo o diretor, a participação comunitária atualmente é insuficiente, por isso, é necessária uma mudança de comportamento que garanta mais segurança para a população na ocorrência de desastres, reduzindo os danos materiais e humanos. “O cidadão precisa ter consciência de sua responsabilidade social e conhecer medidas de segurança para reduzir o risco de desastres ou para evitar danos durante os mesmos.
Evitar transitar em locais alagados, durante enxurradas, por exemplo, é uma medida preventiva que muitos desconhecem”, ressaltou. Para a realização do projeto, a Defesa Civil firmou, em 2007, uma parceira com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Serão capacitadas 1,5 mil pessoas, através de cursos à distâncias, que devem iniciar no mês de abril.
O diretor também explicou o funcionamento do Dedc, que opera 24 horas por dia, auxiliando os municípios catarinenses e destacou a importância das estruturas municipais de defesa civil. “Cada município deve ter uma estrutura própria de defesa civil, pois é no município que os desastres ocorrem. Essa estrutura deve estar preparada para atender imediatamente a população atingida por qualquer tipo de desastre, reduzindo perdas materiais e humanas”.
Sobre a Defesa Civil no município - A implantação de uma Comissão Municipal de Defesa Civil (COMDEC) é feita pela prefeitura municipal. Cabe ao prefeito determinar a criação de uma COMDEC, iniciativa que pode partir das autoridades locais ou dos cidadãos da comunidade, conscientes da necessidade deste órgão para a segurança da população.
O órgão municipal de Defesa Civil, a COMDEC, é formado pelas autoridades locais, líderes comunitários, membros do setor privado, ONGs e voluntários, que cumprem a plenitude de sua cidadania.
Voluntário da Defesa Civil ou não, cada membro de uma comunidade deve estar preparado para proteger a vida e o patrimônio, porque a qualquer momento e em qualquer lugar podem ocorrer um desastre. A conscientização da população e o preparo para emergências é uma das funções da COMDEC, e talvez a principal, considerando que o maior objetivo da Defesa Civil é a redução de desastres e seus danos.


