No último domingo (7), a Lei Maria da Penha completou 10 anos de sua criação. Desde então, várias situações se desenharam no combate à violência contra a mulher. E em Brusque, a Polícia Militar tem trabalhado, não só no atendimento a ocorrências desse tipo, mas também na orientação quando necessário.
Segundo o Tenente-Coronel Moacir Gomes Ribeiro, comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, a data é bastante significativa, mas nessa década foram registradas muitas ocorrências de violência à mulher, de qualquer tipo. Para ele, a legislação melhorou a atuação da Polícia Militar e a solução desses problemas.
Ao longo dos anos, os números de ocorrências com relação à Lei Maria da Penha têm aumentado em Brusque. E o maior problema que colabora para este aumento é muitas vezes o medo das vítimas em seguir com a denúncia. Por vezes, as agressões continuam porque as mulheres não querem prosseguir na investigação e até mesmo buscar uma resolução judicial.
Somente neste ano, até o final de julho, foram 78 ocorrências registradas pela Polícia Militar. 46 delas terminaram com prisões, outras 19 encerraram com o registro de Boletim de Ocorrência, além de 13 casos que foram solucionados no local. Um número grande, mesmo com toda a proteção que a lei permite.
Uma das situações que preocupa nesses casos, é que a facilidade da comunicação entre as pessoas por internet e por aplicativos de trocas de mensagens e busca por companheiros. Muitas vezes, algumas mulheres levam homens que conhecem há pouco tempo para morar junto, e somente depois descobrem o perfil violento do companheiro.
Acompanhe no topo da página a entrevista sobre o assunto




