Os avanços para tratamento de canal

No Saúde Bucal desta semana, a dentista Esvetilane Pessoa, integrante da equipe de profissionais da Dental Class, abordou sobre o tratamento de canal. Destacando que anos atrás os dentes com polpas infeccionadas ou mortificadas eram extraídos, ela afirma que com a evolução tecnológica, hoje em dia um tratamento de canal salva muitos dentes que de outra forma teriam sido perdidos.
A odontologia moderna oferece um tratamento de canal menos doloroso e com a possibilidade de ser realizado em apenas um único dia, sem a necessidade de submeter ao cliente a outras consultas para a troca do curativo. Dores que nem comprimidos de analgésico silenciam, assim é em sua maioria as dores de um dente com problemas de canal.
Esvetilane repassou uma dica importante, em que as pessoas poderão identificar quando a intensidade da dor sentida no dente pode estar indicando que o problema é canal. Alguns, habitualmente, confundem sensibilidade dental com a dor de canal. Duas coisas que, segundo ela, são bem diferentes: a água ou líquido frio podem provocar a chamada dor momentânea, mas de pouca intensidade, que pode ser ocasionada pela sensibilidade, o que é comum.
Porém, quando a dor nos dentes se apresenta tanto ao ingerir líquidos frios e quentes, especialmente o segundo e ela permanece por mais tempo, é preciso procurar um especialista, pois pode ser o indicativo de que o dente tenha uma lesão mais grave do que uma simples sensibilidade.