Um dos criminosos presos pela Polícia Militar na tarde de ontem, terça-feira (21) por assaltarem dois estabelecimentos comerciais no Bairro Águas Claras responsabilizou a crise que vive o Brasil pela ação. Segundo ele, que está desempregado, a esposa grávida e não ter trabalha motivaram a, junto com um comparsa, saírem pela Rua Santa Cruz e cometerem os dois crimes.
Em entrevista ao repórter Levi de Oliveira, da Rádio Cidade, o homem afirma que mora em Brusque faz pouco tempo. Saiu de Camboriú, cidade onde também reside o outro assaltante. “Essa crise no Brasil tá fo... (...) Até para tu comprar um leite hoje em dia tá difícil. Tá quatro reais uma caixa de leite. Antigamente, com dez reais tu comprava muita coisa e hoje em dia não dá.”, alegou o assaltante, que disse estar casado há quatro anos e a esposa grávida.
A história do assaltante até pode emocionar quem ouvir, mas cai por água abaixo quando ele mesmo confessa que não foi a primeira vez que caiu nas mãos da polícia. Cumpriu pena de dois anos em Camboriú, sob alegação de ter sido absolvido em uma acusação de participar de um homicídio. Mas o própri delegado Alex Reis, da Delegacia de Polícia Civil de Brusque, afirma que há suspeitas de participação dele em outros crimes semelhantes na cidade de Brusque.
“Temos indícios robustos que ele está envolvido em pelo menos dois outros roubos (...) Ele vinha praticando atos de forma continua, sequencialmente. Há pelo menos um mês ele vinha agindo”, diz o policial.
José Augusto Paterno (26) e Diogo Ezequiel da Silva Reis (22) já têm passagens anteriores pela polícia de Camboriú. Eles foram detidos ontem depois de cometer os dois assaltos no Bairro Águas Claras. Uma ação rápida, que levou menos de 20 segundos em um dos locais, afirma o proprietário do estabelecimento. “Eles estacionaram a moto em frente à loja, com a placa virada. Um saiu com a arma em punho. Tinha clientes na loja, pegaram celular e saíram fora”, conta ele.
O crime foi registrado as 16h24. Visualmente, não era possível perceber se a arma usada era de verdade. Depois do susto, o alivio foi a prisão dos dois e a rapidez com que a polícia os localizou a arma visualmente parecia ser muito real. “Não sabemos quanto tempo vai ficar preso. Daqui a pouco vão assaltar de novo”, desabafa o comerciante, que já foi alvo de assaltantes antes.
A ação rápida da polícia localizou a dupla no Bairro Azambuja. O soldado Thomas de Souza, da Polícia Militar, foi um dos que atuou para deter os bandidos. “As motos estavam no interior de uma residência. A principio confirmaram, já no local, que fizeram os roubos”, relata o PM, informando que, de imediato, as vítimas reconheceram os dois por fotos. O celular de uma das vitimas estava com eles.
OUÇA AS ENTREVISTAS COM O BANDIDO, A POLÍCIA E UMA DAS VÍTIMAS NO ALTO DA MATÉRIA
Com colaboração de Levi de Oliveira




