Nível do rio Paraná continua subindo
Desde outubro de 2009 que o nível do rio Paraná está acima da cota normal. A persistência de chuvas, principalmente em São Paulo, indica que o nível das águas continuará subindo e provocando inundações no Brasil, na Argentina e no Paraguai. Nos últimos dois dias choveu muito na bacia do rio Iguaçu e também nas incrementais do reservatório de Itaipu.
Com isso, a vazão do rio Paraná, a partir da confluência com o Iguaçu, já está em mais de 27 mil metros cúbicos de água por segundo, sem tendência de baixar. Na Ponte da Amizade, uma das referências utilizadas para avaliar o comportamento do rio Paraná, na manhã de ontem (25) a régua marcava 115 metros, ou 14 metros acima do nível normal.
O boletim emitido pela Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos é a principal fonte de informação de órgãos como a Defesa Civil, para prevenir os efeitos causados pela elevação do rio em áreas habitadas. A situação mais grave é em San Rafael, na Argentina, onde um grande número de casas está bem à margem do Paraná.
A cota de referência para a inundação da casa mais próxima ao rio é a de 108,60 metros, na Ponte da Amizade. Essa cota foi atingida em outubro do ano passado e ainda não voltou a um índice mais baixo.



