Operação investiga suspeitas de corrupção em hospital de Gaspar

Gaspar está no centro de uma investigação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que deflagrou na manhã desta terça-feira (28) a Operação “Cashback”, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO).

A ação apura possíveis irregularidades na gestão de uma unidade hospitalar entre os anos de 2021 e 2024, incluindo indícios de contratação irregular de empresa para prestação de serviços médicos e pagamentos indevidos com recursos do Fundo Municipal de Saúde.

De acordo com as investigações, valores públicos teriam sido movimentados de forma sucessiva para dificultar o rastreamento da origem do dinheiro. Também são apurados possíveis casos de favorecimento contratual, direcionamento de processos administrativos, pagamento de propina e ocultação de patrimônio, com aquisição de bens em nome de terceiros.

As apurações tiveram início a partir de denúncias envolvendo a administração do hospital, que está sob intervenção municipal desde 2014. A partir de 2021, foi identificado aumento significativo nos gastos com serviços médicos, sem melhora proporcional no atendimento à população pelo SUS.

Com base nos indícios, a Justiça autorizou o cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados. O objetivo é recolher documentos, equipamentos eletrônicos e outros materiais que possam contribuir com a investigação.

A operação contou ainda com apoio de outros núcleos do GAECO, além da Polícia Científica, responsável pela análise e preservação das evidências.

O nome “Cashback” faz referência ao suposto esquema investigado, que envolveria retorno de valores em contratos irregulares. O caso segue sob sigilo.

Suspeito de liderar fornecimento de drogas é preso

Dois homens foram conduzidos à delegacia na madrugada desta terça-feira (28), após serem flagrados em situação de tráfico de drogas no bairro Cordeiros. Durante patrulhamento, policiais avistaram um homem de 24 anos saindo de um beco em atitude suspeita. Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado, mas ele relatou que atuava como “olheiro” do tráfico, recebendo entorpecentes como pagamento. Com base nas...
Continuar lendo...

Motorista vai parar na delegacia por embriaguez ao volante

Um homem de 56 anos foi detido pela Polícia Militar na noite desta segunda-feira (27), por dirigir sob efeito de álcool no bairro Santa Terezinha, em Brusque. A abordagem ocorreu por volta das 20h32, após os policiais flagrarem um veículo Fiat Mobi trafegando com os faróis apagados. Ao ser abordado e orientado a desembarcar, foi constatado que o condutor apresentava sinais claros de embriaguez. Questionado, o homem relatou que havia saído do...
Continuar lendo...

Dupla é detida com drogas após tentativa de fuga

Dois homens foram detidos pela Polícia Militar na noite desta segunda-feira (27), no bairro Centro II, em Brusque, após abordagem em um terreno baldio. A guarnição realizava rondas quando flagrou a dupla em atitude suspeita. Ao perceber a aproximação dos policiais, um dos homens arremessou uma sacola no mato e tentou fugir a pé, mas foi alcançado. Dentro da sacola, foram encontrados cerca de 500 gramas de substância semelhante...
Continuar lendo...